Essa é uma receita naturalmente sem glúten e sem leite, o que significa que é feita com ingredientes mais familiares. Eu prefiro chamar essas delícias de coco pelo nome francês, rocher. Nos países de língua inglesa ele é conhecido como macaroon, o que fatalmente leva a uma confusão entre esse biscoito e o macaron. Esse “o” a mais faz toda a diferença porque os dois não são nada parecidos. Garanto que esse aqui é bem mais fácil e qualquer um pode fazer!
Por Mariana Muniz
Ingredientes
50g CLARA DE OVO
80g AÇÚCAR
50g COCO RALADO DESIDRATADO
5g GELEIA DE DAMASCO
1 pitada de SAL
Modo de Preparo
Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo médio em banho-maria. Mexa com um fouet até que a mistura atinja 75 graus (a massa vai começar a ficar mais branca pela coagulação da clara de ovo). Retire do fogo e transfira para uma tigela.
Cubra com filme plástico, de modo que o filme encoste na mistura, para evitar que se forme uma película. Leve à geladeira por cerca de 12h.
Pré-aqueça o forno a 190 graus.
Retire a massa de coco da geladeira e faça bolinhas (eu uso a medida de uma mini colher de sorvete, mas pode ser um boleador ou colher de chá). Coloque numa assadeira forrada com Silpat ou papel manteiga. Asse por cerca de 15-20 minutos, até que a superfície esteja bem corada.
DICAS:
Eu gosto de pincelar um pouco de gelEia de laranja derretida com um pouco de água por cima dos rochers. O azedinho da laranja quebra um pouco do doce. Mas isso é coisa minha, e totalmente opcional.
Uma forma clássica de servir os rochers é banhar metade dos biscoitos em chocolate meio amargo.
DURAÇÃO: os rochers duram quase 2 semanas se guardados em pote hermético.