Eu não me lembrava muito do sabor da manteiga de amendoim, aquela de marca brasileira que a gente compra no mercado, porque a última vez que eu comi ainda era criança… Até que…

Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 0
Tempo de espera: 0
Rendimento: 5 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Eu não me lembrava muito do sabor da manteiga de amendoim, aquela de marca brasileira que a gente compra no mercado, porque a última vez que eu comi ainda era criança… Até que eu provei essa e minha memória gustativa não falhou!

Existem várias receitas por aí, já vi até que algumas pessoas fazem só com o amendoim puro sem óleo e açúcar e dá certo, mas eu testei desse jeito e ficou realmente muito gostosa. Estou até pensando em fazer uns cookies com essa manteiga.

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)

Ingredientes

  • 1 e 1/2 xícara de AMENDOIM assado e sem casca
  • 3 colheres (sopa) de AÇÚCAR MASCAVO CLARO (pode substituir pelo normal)
  • 2 colheres (sopa) de MEL (não pode estar duro)
  • 1/2 colher (chá) de SAL
  • 1/2 xícara (chá) de ÓLEO DE CANOLA ou outro que preferir

Modo de Preparo

  1. Coloque o amendoim em um processador de alimentos e triture um pouco.
  2. Adicione o açúcar e o sal - você vai notar que primeiro o amendoim vira uma farofa e depois essa farofa vai se unindo, então ele começa a virar uma pasta, o que leva alguns minutos e precisa ter um pouco de paciência.
  3. Acrescente o mel e aos poucos vá colocando o óleo. A minha pasta ficou bem firme, mas eu não quis colocar mais óleo para não ficar tão gorduroso. Se você achar que há necessidade, adicione mais um pouquinho.
  4. E também, caso queira mais doce, coloque mais um pouco de açúcar e mel. O sal faz toda diferença, é ele que faz lembrar o gostinho da manteiga de amendoim que a gente compra.

DICAS:

  1. Em muitas receitas que eu vi na internet o amendoim é processado sem açúcar e óleo, por bastante tempo até virar um creme. O meu eu processei bastante, mas não a ponto de virar um creme mole, ele ficou bem firme. Então se você tiver paciência, processe até ficar mais mole.
  2. Não testei, mas eu vi um vídeo em que foi feito no liquidificador e deu certo.

DURAÇÃO: pode ser armazenado por 15 dias na geladeira