Cada um chama de um jeito: pode ser geladinho, chup-chup, juju, gelinho ou sacolé, eu sempre conheci como geladinho, mas o que importa é que é uma delicia, e nos faz muito lembrar…

Preparo: 5 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de espera: 60 minutos
Rendimento: 20 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Cada um chama de um jeito: pode ser geladinho, chup-chup, juju, gelinho ou sacolé, eu sempre conheci como geladinho, mas o que importa é que é uma delicia, e nos faz muito lembrar de quando éramos crianças. Essa é uma receita antiga, que minha avó, minhas tias e minha mãe faziam. Pode até existir, mas nunca conheci outra pessoa que fizesse essa receita.

Lembro que quando eu era criança, minha avó só deixava comer um ou dois, mas criança sempre quer mais… E hoje que eu posso comer à vontade, tenho que regular porque engorda rsrsrs! Vamos ver se você consegue se controlar depois de ver essas delicinhas congeladas.

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)

Ingredientes

  • 2 xícaras de COCO BRANCO SECO em flocos (200 gramas)
  • 1 xícara de AÇÚCAR refinado
  • 2 e 1/2 litros de LEITE integral
  • 1 lata de LEITE CONDENSADO
  • 4 colheres (sopa) de AMIDO DE MILHO
  • Saquinhos de geladinho

*Medida xícara 250 ml

Modo de Preparo

  1. Em uma panela grande acrescente o coco e o açúcar. Mexa sempre cuidando para que não queime, até que caramelize. O coco continua soltinho, porém com coloração de coco queimado.
  2. Acrescente o leite e o leite condensado e mexa até que tudo misture. Dissolva o amido de milho em mais ou menos 1/2 xícara de água e acrescente ao leite.
  3. Mexa sempre para que quando comece a ferver não grude no fundo e quando engrossar desligue o fogo.
  4. DICA: O amido contribui para que o geladinho fique macio depois de congelado.
  5. Espere esfriar para colocar nos saquinhos. Você vai precisar de um funil para colocar o líquido nos saquinhos, e não se esqueça de deixar uns dois dedos sem encher para conseguir dar um nó.
  6. Dividi a receita em 3 partes, uma eu deixei na cor natural e nas outras coloquei algumas gotinhas de corante em gel azul e rosa pra ficar um tom bem suave.

DURAÇÃO: pode ser armazenado por 30 dias ou mais.