A Cintia Costa foi meu braço direito ao longo de toda a produção deste livro. Sem ela, acho que ele não teria saído. Durante esse tempo, eu e a Cintia passávamos os dias…

Preparo: 30 minutos
Tempo de Cozimento: 10 minutos
Tempo de espera: 0
Rendimento: 20 pessoas

Custo:
Dificuldade:

A Cintia Costa foi meu braço direito ao longo de toda a produção deste livro. Sem ela, acho que ele não teria saído. Durante esse tempo, eu e a Cintia passávamos os dias conversando sobre receitas, claro. Um belo dia, ela me contou que sua tia Linda tinha uma receita de família de crostole. Disse também que os parentes se reuniam e faziam um mutirão para ajudar a fazer a massa e também para comer. Eu sempre fui apaixonada por esse biscoitinho, que é uma delícia para acompanhar café ou chá, mas nunca nenhuma receita tinha caído nas minhas mãos. Claro que não deixei passar a oportunidadee pedi a receita para a Cintia. E, quando fizemos o crostole aqui em casa, foi um dos dias mais especiais da produção do livro. Todo mundo se juntou na cozinha e cada um fez um pedacinho da receita e ajudou em uma coisinha ou outra. Acabamos fazendo uma quantidade enorme e todo mundo comeu muito e ainda levou pra casa. Foi um dia inesquecível, bem daqueles de família mesmo. Uma família de amigos em torno de uma receita maravilhosa.

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Helena Peixoto

INGREDIENTES

  • 720 g (6 xíc.) de FARINHA DE TRIGO
  • 270 g (1 1/2 xíc.) de AÇÚCAR REFINADO
  • 10 g (1 col. sopa) de FERMENTO EM PÓ
  • 2 g (1 pitada) de SAL
  • 4 OVOS
  • 120 g (8 col. sopa) de ÓLEO
  • 15 ml (1 col. sopa) de PINGA
  • LEITE - o quanto precisar para amassar e dar liga [Coloquei 45 ml (3 col. sopa) na mistura inicial dos líquidos e, enquanto estava misturando a massa, acrescentei mais 80 ml (1/3 de xíc.) para formar a bola]
  • 2 xíc. de AÇÚCAR
  • 1 1/2 col. sopa de CANELA EM PÓ

MODO DE PREPARO

  1. Coloque em uma tigela (ou despeje em uma bancada limpa) a farinha, o açúcar, o sal e o fermento em pó.
  2. Em outra tigela coloque os ovos, o óleo, a pinga e 3 colheres de sopa de leite e misture.
  3. Na mistura da farinha, abra um buraco no meio e acrescente nesse buraco a mistura dos líquidos.
  4. Com as mãos, misture a farinha com os ingredientes líquidos. Depois sove até a massa começar a levantar “bolhas” (aproximadamente 15 minutos), ou bata na batedeira com o batedor tipo gancho em velocidade média-alta por 8 minutos.
  5. Abra a massa em faixas bem finas (aproximadamente 0,2 cm) com o rolo de macarrão. Eu aconselho a fazer na máquina de macarrão pra ficar bem fininho mesmo.
  6. Corte faixas de aproximadamente 4 x 14 cm.
  7. Faça um pequeno corte no meio da faixa e passe as pontas (pode passar só uma das pontas ou as duas) por dentro do corte.
  8. Depois frite em óleo bem quente, deixe escorrer em papel-toalha e passe na mistura de açúcar e canela.

DURAÇÃO: 3 dias em potes fechados hermeticamente.