O alfajor foi por um bom tempo meu doce preferido. Digo isso porque hoje tenho muitos favoritos, e não apenas um. A primeira receita de alfajor que eu fiz aprendi em um programa…

Preparo: 60 minutos
Tempo de Cozimento: 12 minutos
Tempo de espera: 120 minutos
Rendimento: 8 pessoas

Custo:
Dificuldade:

O alfajor foi por um bom tempo meu doce preferido. Digo isso porque hoje tenho muitos favoritos, e não apenas um. A primeira receita de alfajor que eu fiz aprendi em um programa de TV, daqueles que passavam à tarde, e para os biscoitos ficarem macios, lembro que na receita pedia que ao tirá-los do forno fossem colocados imediatamente em um pote forrado com papel toalha e tampado para que murchassem.

Depois disso ainda testei outras receitas, mas eu sempre digo que os últimos são sempre os mais gostosos, porque a gente sempre melhora alguma coisinha entre um e outro. Sempre procurei pela receita do autêntico alfajor argentino, mas agora essa busca chegou ao fim, porque este fica melhor do que muitos argentinos que já provei. São macios, aerados e fofinhos, mas o segredo é não deixar assar demais, senão fica como um biscoito normal.

Food Styling e Fotografia: Franciele C. Oliveira (@flamboesa)

Ingredientes

  • 2 OVOS
  • 100 gramas de MANTEIGA amolecida
  • 1 xícara de AÇÚCAR
  • 2 e 1/2 xícara de FARINHA DE TRIGO
  • 1 xícara de AMIDO DE MILHO
  • 1 colher (sopa) de CHOCOLATE EM PÓ
  • 2 colheres (chá) de FERMENTO QUÍMICO EM PÓ
  • 1 colher (chá) de BICARBONATO DE SÓDIO
  • 2 colheres (chá) de ESSÊNCIA DE BAUNILHA
  • 2 latas de LEITE CONDENSADO
  • 500 gramas de CHOCOLATE picado (branco ou preto)

*Medida xícara 200 ml

MODO DE PREPARO: RECHEIO

  1. Primeiro faça o doce de leite. Para isso, coloque as latas de leite condensado em uma panela de pressão, cubra com água até passar 1 dedo da altura da lata.
  2. Quando pegar pressão deixe cozinhar por 40 minutos, desligue e tire a pressão da panela, mas não abra as latas de imediato.
  3. Espere esfriar naturalmente ou coloque em água fria até que esfrie bem, e só depois de fria abra a lata. Use esse doce de leite para rechear os alfajores.

MODO DE PREPARO: MASSA

  1. Misture bem os ovos com o açúcar, acrescente a manteiga e misture mais.
  2. Acrescente o restante dos ingredientes e misture com as mãos até unir tudo e formar uma massa. Caso a massa fique grudenta, adicione mais um pouquinho de farinha de trigo.
  3. Abra em superfície enfarinhada com aproximadamente meio centímetro de espessura, corte os círculos e coloque-os em uma assadeira antiaderente ou forrada com papel manteiga.
  4. Deixe uma distância de 4 centímetros, pois crescem.
  5. Leve ao forno pré-aquecido de 180ºC a 200ºC e asse de 10 a 12 minutos, mas não deixe que dourem para que não percam a maciez.
  6. Espere esfriar um pouco e retire os biscoitos da assadeira. Depois de frios, recheie 2 bolachas com o doce de leite.
  7. Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria, faça a temperagem para que o chocolate não derreta facilmente e banhe os alfajores com ajuda de um garfo.
  8. Escorra-os bem e coloque-os sobre um plástico ou papel manteiga para que seja fácil retirá-los depois que endurecer.

Dica para temperagem do chocolate aqui!