Se você já teve dificuldade em cortar ou fatiar algo, saiba que esse problema pode ter duas motivações! Ou a faca utilizada era a errada, ou ela não estava afiada o suficiente. Esse último caso pode ser facilmente resolvido – basta comprar um amolador de facas.

Agora, quando o problema é causado pelo tipo de faca, é necessário aprender a função de cada uma delas antes de colocar o utensílio em ação. Para acabar com as dúvidas, selecionamos os cinco tipos de facas mais comuns e vamos explicar para que elas servem 😉

Faca pequena

faca pequena
Foto: Fashion Viral

A faca pequena é uma das mais versáteis e comuns dentro de nossas cozinhas. Por ter um formato menor, ela é perfeita para cortar ingredientes menores ou aquilo que precisa de maior precisão. Para limpar um camarão, por exemplo, essa faca é essencial.

Além disso, ela também pode ser utilizada para cortar frutas, legumes e até mesmo abrir uma fava de baunilha com mais cuidado.

Faca de Chef

tipos de facas chef
Foto: Max Delsid

Outra faca coringa na cozinha é a chef. Assim como a faca pequena, ela é multiuso e serve tanto para cortar e picar, como também para filetar. O mais interessante é que cada parte da faca serve para algo. O meio é ideal para cortar ingredientes mais resistentes e duros. Já a ponta, mais delicada e levemente curvada, é ótima para picar produtos como cebola, salsinha e cogumelos.

Faca de pão

faca de pão
Foto: Fool Proof Living

Todo mundo precisa ter em casa pelo menos uma faca serrilhada! Também chamada de faca de pão, ela serve para dividir massas de bolo, tirar a caramelização da massa já assada e, é claro, cortar pão!

Facas como essas conseguem cortar uniformemente os alimentos, sem nem mesmo precisar de algum esforço da nossa parte. Ah, e como ela não pode ser afiada com o passar do tempo, invista em uma de boa qualidade para que ela dure bons anos!

Cutelo

cutelo
Foto: William Sonoma

A faca cutelo é diferente das outras por ter dois modelos: o europeu e o chinês. O europeu é mais ligado a cortes de carnes e ossos, principalmente por ser mais pesado. O chinês, no entanto, é bem mais versátil e útil dentro de nossas cozinhas. Ele serve para fatiar legumes e frutas, como também esmagar sementes e oleaginosas.

Faca Santoku

Foto: Target

Também para uso geral, a faca santoku serve como substituta da faca do chefe. Tradicionalmente, ela é conhecida por suas três principais funções: cortar, picar e fatiar. Além do corte de legumes, ela também é perfeita para o preparo de peixes. Por ter sulcos em sua estrutura, o corte desliza facilmente e funciona como um antiderrapante.

***

Quem aí gostou das dicas? Também já fizemos um post explicando um pouco como escolher facas de boa qualidade. Para não ter erro na hora da compra, não deixe de dar uma olhadinha 😉