bolos-com-flores-ickfd-brides

Adicionar mais cor às suas criações gastronômicas é como um toque de luz. E se você acha que flores de verdade não combinam com comida, vem cá dar uma olhada nessas fotos. Um bolo de casamento, de aniversário ou de qualquer comemoração especial vai ficar ainda mais vibrante! No planejamento do seu bolo, dê preferência às flores comestíveis, mas atenção: elas precisam ser sempre orgânicas e tratadas com produtos naturais para evitar insetos e fungos.

No mercado, a variedade é grande e as que têm recebido atenção especial dos chefs são as minirrosas, a capuchinho e o amor-perfeito, que não só decoram bolos como também diferentes sobremesas e saladas. As espécies mais comuns na decoração de bolos são as rosas, orquídeas e margaridas, mas vai do seu gosto escolher as que vão completar a sua obra comestível.

Ah, sempre pergunte ao florista quais flores não causam nenhum problema, porque algumas espécies são tóxicas – jasmim e tulipas, por exemplo. Nesse post aqui você aprende um pouco mais sobre cada espécie. É importante lavar as hastes, folhas e pétalas das flores que serão colocadas sobre o bolo, pois podem conter pesticidas e alguns micróbios. Delicadamente, passe-as em água fria e deixe que sequem num papel toalha. Na hora de fazer o arranjo, evite deixar a flor em contato direto com o bolo – para isso, use aqueles papeis celofanes de forminhas de brigadeiro, sabe? É só fazer um furo no centro de um deles e passar o cabo da flor ali, depois cortar o papel de modo que ele não apareça na decoração.

Tá vendo esse bolo lindo logo abaixo? É o Bem Casado, feito com mousse de doce de leite e pão de ló! Essa decoração com as flores ficou lindona, né? Clique aqui para conferir a receita completa!

bolo bem casado 6

Para evitar que os caules entrem no bolo, existem alguns truques na hora de encaixar as flores. Veja qual você prefere:

  1. Se o bolo for grande, vale a pena investir em tubos finos (tipo tubos de ensaio, mesmo). Você vai colocar um pouquinho de água dentro de cada um e depois arrumar a flor ali dentro. Depois, basta encaixar o tubo no bolo de modo que a água não vaze na massa. A decoração vai ficar mais higiênica e as flores vão durar mais, já que estão em contato com água.
  2. Se o bolo for menor ou você não encontrar os tubos, encaixe cada caule num canudo plástico. O problema, aqui, é que as flores não vão estar na água. Portanto, deixe-as num copo com água dentro da geladeira até a hora de servir o bolo e só então prepare a decoração.
  3. Aqui é o mesmo esquema: deixe as flores em água na geladeira, já que a proteção delas será feita com uma camadinha de papel alumínio. Basta enrolar e proteger bem os caules e depois decorar o bolo.

Mas assim, ó… Vou te falar uma coisa. Se você quiser decorar seus bolos num estilo como esses daqui, basta se certificar de que as pétalas estejam bem limpas e depois arrumá-las como quiser sobre a cobertura. Já que são comestíveis e estão higienizadas, não vão matar ninguém ;D

bolo-com-flor-verdade-ickfd-design love fest bolo-flor-verdadeira-localmilk-ickfdbolo-com-flor-verdade-ickfd-klitzekleinesblog bolo-com-flor-verdade-ickfd-red velvetfotos: Design Love Fest, Klitsekleinesblog, Localmilk, Red Velvet, Brides.

Além das flores, como eu disse lá no começo do post, é um charme adicionar saladas e outros pratos com flores lindas e frescas. Aqui você aprende a receita de uma salada primavera e aqui de uma panna cotta com geleia de damascos. Sucesso total!

salada primavera 2fontes: Ehow/Escola de Bolo