Tentou seguir a receita completa e ainda assim o bolo deu errado? Na maioria dos casos, as sobremesas não ficam do jeito que queríamos por causa de algum deslize durante o preparo. Mudanças pequenas e aparentemente bobas podem causar um resultado desastroso, como bolos solados ou massas afundando.

Se você já passou por situações como essa, sabe como é se sentir frustrado depois de dedicar um tempo para fazer aquela sobremesa dos sonhos. Para evitar que mais situações como essa aconteçam, vamos contar para vocês alguns dos principais erros na hora de fazer um bolo! Acertar o ponto da massa não é tão difícil quanto parece 😉

Erros nas medidas

Foto: My Name Is Yeh

Confeitaria e precisão são duas coisas que sempre andam juntas. Por isso, errar as medidas dos ingredientes é um erro bem grave. Brownies, por exemplo, levam muita manteiga. No entanto, se você decidir colocar menos do que o que é pedido pela receita, o resultado obviamente não será o mesmo.

Sendo assim, siga as medidas exatas para que tudo dê certo. Afinal, o ingrediente deve ser usado em determinada quantia por um motivo. Caso você pretenda fazer bolos como profissão, recomendo a compra de uma balança digital. Dessa forma ficará praticamente impossível errar!

Fogão em temperatura errada

Foto: Hint Of Vanilla

Para a massa ficar bem fofinha e assar por igual, é essencial que o forno esteja pré-aquecido. Muitas pessoas esquecem dessa etapa e acabam colocando a massa no forno frio, fazendo com que o bolo fique mais resistente que o normal.

Verifique também a temperatura necessária para assar cada tipo de massa. Alguns bolos pedem uma temperatura maior, enquanto outros precisam do forno super quente.

Ah, e o tipo de fogão da sua casa também interfere no crescimento da massa, ok? O forno elétrico tem a temperatura controlada mais facilmente. Já o forno a gás não esquenta por igual, por isso é preciso ter mais cuidado com ele. E para quem se interessar, fizemos um post completo explicando os principais tipos de forno e fogão.

Problemas na hora de desenformar

Foto: Hint Of Vanilla

Entre os erros mais comuns na hora de fazer o bolo, eu diria que esse é um dos mais bobos. É muito importante que você unte e enfarinhe a forma por completo, sem esquecer os cantinhos. Caso seja um bolo de chocolate, é legal até mesmo usar chocolate ou cacau em pó ao invés da farinha! Ah, e sempre dê preferência para a manteiga, deixando a margarina e o óleo de lado.

Além disso, espere uns 10 minutinhos para desenformar a massa depois de tirá-la do forno. Essa dica vale também para quando a forma estiver forrada com o papel-manteiga, que evita a caramelização do fundo e laterais do bolo.

Bater o fermento

Foto: My Name Is Yeh

Outro deslize que muitas pessoas acabam cometendo sem saber que estão fazendo algo errado: bater a massa com o fermento! Sempre evite misturar a massa já com esse ingrediente no liquidificador ou batedeira. O fermento é responsável pelo crescimento do bolo. Por esse motivo, ele deve ser incorporado à massa delicadamente. Procure utilizar um fouet para o bolo ficar bem fofinho 😉

Substituição errada de ingredientes

Foto: A Beautiful Plate

A substituição de qualquer ingrediente precisa ser feita com muito cuidado. Até porque, as propriedades da manteiga, por exemplo, não são as mesmas do óleo. Antes de trocar qualquer item da receita, procure saber a função dele e qual o impacto dessa mudança. O achocolatado, por exemplo, deixa o bolo bem mais doce do que o cacau ou o chocolate em pó.

Os tipos de açúcar também devem ser analisados. Ou seja, não vá colocando qualquer um que você tenha em casa! Para quem não consome produtos de origem animal, o ideal é entender cada um dos ingredientes e encontrar os substitutos corretos para cada um deles. Inclusive, já demos algumas sugestões de substituições para vegetarianos e veganos aqui no site Dani Noce.

***

E então, quais dos principais erros na hora de preparar um bolo você já cometeu?