Além de trazerem frescor às receitas, as frutas são muito bem-vindas na decoração. Quando colocadas de maneira harmônica, elas deixam a cobertura ainda mais elegante e delicada. Há quem não goste muito de comê-las, mas não podemos negar que elas deixam as sobremesas lindas!

Outro ponto interessante das frutinhas é que elas podem indicar o recheio do bolo. Um doce recheado com morango, por exemplo, pode ser decorado com frutas vermelhas. Para unir os frutos à decoração, o creme da cobertura fica à seu critério. Chantilly, ganache e merengue são apenas algumas das formas de fazer uma leve camada antes de acrescentar o restante da decoração. Caso seja um naked cake, não deixe colocar algo no topinho que mantenha a fruta parada 😉

Receita completa

Para ajudar vocês a terem algumas ideias, escolhi algumas das formas mais comuns de decoração com frutas para compartilhar com vocês! Pode ter certeza que elas darão um toque especial às suas sobremesas.

Centralizadas

Fotos: Paulo Cuenca, La Pêche Fraîche, Ruffled, Call Me Cupcake, Half Baked Harvest e Artful desperado

A forma mais clássica e mais simples de decorar bolos com frutas é colocar todas elas no centro do doce. Nesse caso, é preciso ter cuidado para que o arranjo final não fique muito exagerado, já que elas serão colocadas umas em cima das outras. Não tenha medo de misturar as frutinhas com outros elementos, então aposte em flores ou pequenas folhagens.

Mais um modo de tornar composição das frutas mais elaborada é usando algum tipo de calda que escorra pelas laterais do bolo. Além disso, o açúcar de confeiteiro também pode ser usado caso ele combine com o restante da cobertura. Frutas em calda são super bem-aceitas, já que trazem um sabor à mais ao bolo.

Ao redor

Fotos: Hint of Vanilla, The Cake Blog, Twigg Studios e Butterlust

A decoração meia-lua é outra maneira incrível de usar frutas na decoração. Confesso que acho essa forma ainda mais delicada, já que você irá posicionar com cuidado às frutas e elas não ocuparão à superfície toda do doce.

Colocar os frutos ao redor da sobremesa, formando um arco, também é um jeito bem interessante te trazer ingredientes refrescantes à receita. Para o natal, por exemplo, você pode até mesmo simular uma guirlanda super charmosa. Que tal?

Espalhadas

Fotos: Fraustillerbacket, Garnish and Glaze e Nadia Meli

Quer abusar na sua criatividade e decorar o bolo espalhando frutinhas por ele? Então, vá em frente! A bagunça “organizada” e harmônica faz com que o bolo tenha um ar mais descontraído. Para esse tipo de decoração, aproveite sobremesas com estruturas maiores, como bolos de dois ou três andares. Use a área do bolo para valorizar as frutas, tornando o bolo ainda mais imponente.

***

Caso você queira outras inspirações, é só olhar o post com dicas e ideias de como decorar tortas com frutas. Ah, e se você preferir usar frutas da estação, é só usar a tabelinha do site com a sazonalidade de cada uma delas 😉