Só quem é vegetariano estrito ou vegano sabe o quão difícil é encontrar sobremesas que não contenham nada de origem animal. Afinal, as pessoas sempre se perguntam se é possível fazer um bolo sem ovo e leite – ou até mesmo sem outros ingredientes mais simples, como no caso da manteiga.

No entanto, a substituição desses elementos é relativamente simples – basta entender qual a função de cada ingrediente dentro daquele preparo. Para ajudar vocês que seguem esse tipo de alimentação, listei algumas das substituições mais necessárias para fazer um doce bem gostoso e completamente cruelty-free!

Ovos

Foto: Rachael Gorjestani

A substituição do ovo é muito ligada com o motivo para ele estar naquela receita. Quando usados para deixar a massa mais molhadinha, a dica é usar purê de banana, de maçã ou de abóbora. O de banana acaba deixando um leve sabor, mas nada que tire o brilho dos outros ingredientes da receita.

No caso dos ovos para o crescimento, a combinação de vinagre e fermento ou água com óleo e fermento são as principais alternativas. Em relação ao ovo para dar liga na massa, as melhores sugestões são sementes de linhaça/chia com água. Ah, e nesse caso deixe a misturinha repousando por mais ou menos meia hora antes de usá-la, ok?

Por último, no caso do ovo usado para levedar, o fermento ou o ágar-ágar conseguem cumprir essa função. Para saber melhor as quantias e ter informações mais detalhadas, dê uma olhadinha neste post.

Leite

Foto: Mehrshad Rajabi

Acredito que o leite seja o ingrediente mais simples de ser substituído. Como já explicamos para vocês no post de comparação entre o leite animal e vegetal, a principal diferença entre essas duas categorias é que aquele de origem vegetal contém menos gordura. Levando isso em consideração, é claro que a sobremesa ficará com o sabor levemente diferente. No entanto, não é algo que interfira por completo na receita e nem no gosto do doce como um todo.

No geral, os leites vegetais como de castanha e amendoim contam com mais amido. Por esse motivo, diminuía um pouco a quantidade de ingredientes gelatinosos caso eles sejam necessários para a receita. Até mesmo a quantia do amido de milho pode ser menor, já que a principal função dele é deixar a massa ou creme mais encorpado.

Gelatina

Nem todo mundo sabe, mas a gelatina tem origem animal. Na maioria das vezes ela aparece tão discretamente nas receitas que muitas pessoas acabam até mesmo esquecendo de avisar vegetarianos ou veganos sobre esse ingrediente.

Mas, se você for fazer o seu próprio doce em casa, é só substituí-la por ágar-ágar. Nunca ouviu falar do ingrediente? Ele tem as mesmas propriedades da gelatina comum, mas é extraído de algas! Assim como a gelatina, ele também pode ser encontrado em lâminas ou em pó.

OBS: o ágar-ágar rende bem mais que a gelatina, já que seu poder de gelificante é maior. Por esse motivo, tome cuidado ao dosá-lo 😉

Manteiga

Foto: The Elliott Homestead

A manteiga também é um produto muito usado no preparo de bolos e doces, como brownies, biscoitos e massas de torta. Porém, há várias outras alternativas que cumprem a mesma sua mesma função. Assim como no caso do leite, algumas alternativas acabam deixando um gostinho residual na sobremesa. Mas, como sempre, não é nada que atrapalhe o sabor.

A primeira opção que todo pensa é a margarina. No entanto, praticamente todas as marcas colocam uma porcentagem mínima de leite ou gordura animal no preparo desse produto. Para driblar o problema, aposte em “manteigas” caseiras, vindas de oleaginosas como a castanha, a amêndoa e o coco. A polpa de abacate também é rica em gordura vegetal e sua consistência é até mesmo similar a da manteiga. Além dessas alternativas, o azeite também pode ser usado!

Cream cheese

Foto: Inspired By Charm

Quem me acompanha sabe o quanto eu amo usar queijos cremosos nas receitas, como o cream cheese e o mascarpone. Para quem segue uma dieta vegetariana ou vegana, esse elemento também não fica de fora da substituição.

Para conseguir a mesma consistência de um cream cheese sem usar um produto de origem animal, você terá que fazer seu próprio creme em casa. O creme de castanha de caju por si só, por exemplo, já é uma boa solução. Se você achar que a consistência não ficou boa, adicione tofu sem medo! Outros ingredientes que podem entrar nessa receitinha são o sal, limão, levedura de cerveja e tahine.

***

Espero que essas dicas ajudem alguns de vocês! Lembrando que algumas delas são válidas não só para vegetarianos e veganos, como também para intolerantes a lactose 🙂