mini-naked-cake-de-chocolate-com-creme-de-nutella-bolo-pelado-ickfd-6

Chocolate é tendência. Profissões relacionadas a ele, então, nem se fala. Afinal, quem não gostaria de trabalhar com chocolate? Porém, hoje em dia, são tantas as profissões relacionadas com o “alimento dos deuses” que não sabemos bem o que significa cada uma. E, para ser bem franca, dependendo do país elas significam coisas diferentes mesmo. Explicamos um pouquinho sobre elas:

profissoes-chocolate-akamahid-ickfdFonte: Akamahid

CHOCOLATIER

Na França, de onde a palavra se origina, ser chocolatier significa transformar os grãos de cacau em chocolate e a partir disso criar bombons, trufas e outros produtos derivados do chocolate. Já em outras partes do mundo, como nos Estados Unidos e na Inglaterra, é chocolatier aquele que derrete e tempera o chocolate de outros fornecedores para criar seus produtos. Para diversificar-se, alguns profissionais combinam chocolates de diferentes fornecedores e criam sabores únicos. Por exemplo: 30% Lindt, 20% Callebaut e 50% Valrhona.

sisko-chocolate-flor-ickfdFonte: Sisko

FABRICANTE DE CHOCOLATE / “BEAN TO BAR” CHOCOLATE MAKER

Em geral, estes termos são utilizados para definir quem acompanha o cacau desde a plantação até a barra de chocolate. Atualmente, os pequenos fabricantes de chocolate estão ganhando atenção por apresentarem produtos diferenciados utilizando grãos de alta qualidade, grãos provenientes de cultivo orgânico e até mesmo desenvolvendo um “chocolate cru” – que é fabricado em baixa temperatura. Mas o mais legal dessa nova geração de fabricantes é a preocupação com as condições de trabalho dos produtores de cacau.

Chocolate creations from Chef MigoyaFonte: The Quenelle

CONFISEUR/CONFECTIONER

Se obedecermos as regras francesas, quem derrete e tempera o chocolate de um fornecedor para criar delícias como bombons e trufas deveria ser chamado de confiseur e não chocolatier. Em inglês, o termo utilizado para tal profissão seria “confectioner”. Além de trabalhar com o chocolate, o confeiseur produz peças com açúcar, caramelo, balas, entre outros.

receita-ovo-de-chocolate-pascoa-surpresa-ickfd4Ovo de Páscoa surpresa de chocolate

PÂTISSIER OU PASTRY CHEF

Em português, a definição perfeita seria “confeiteiro”. Mas vamos combinar que em francês ou em inglês fica muito mais chique! Esta profissão muitas vezes inclui as funções do Confiseur, porém o pâtissier se concentra em produtos que vão ao forno, como bolos, cupcakes, pães, carolinas e outros. Apesar de tratar-se de uma profissão que muita gente aprende com a experiência, aquele que se define “Pastry Chef” normalmente fez curso especializado em uma escola de gastronomia.

bolo mousse de chocolate ickfd dani noce 6Bolo Mousse de Chocolate

É verdade que todos esses nomes e funções nos confundem um pouco, ainda mais sendo expressões provenientes de outro idioma e, muitas vezes, terem duplo sentido. Por não se tratarem de profissões regulamentadas, é sempre bom esclarecer com o profissional quais são suas funções. Mas seja qual for a profissão, o importante é levar o chocolate no coração <3