chocolate-kitschkitchen-ickfd

Para provar para vocês que chocolate é arte e merece ser homenageado, vim falar sobre os museus do chocolate! Isso, você leu bem, escrevi no plural porque afinal são vários! Existem, pelo menos, 54 museus dedicados ao chocolate.

Como fica difícil falar de 54 museus em um post, selecionei os 6 que achei mais legais (incluindo um no Brasil). Caso pintar a oportunidade e você estiver passeando por uma dessas cidades, não deixe de visitá-los!

1. Museu do Chocolate (Imhoff-Schokoladenmuseum), Colônia, Alemanha

Este museu, conhecido como Imhoff-Stollwerck Museum, é parada obrigatória na Colônia – pelo menos pros amantes do chocolate. Além de ensinar o processo de fabricação, o museu conta toda a história do chocolate, desde a era pré-olmeca até os dias de hoje. Mas uma de suas principais atrações é uma fonte de chocolate de 3 metros de altura! Que delícia…Só não se joga que vão te expulsar, hein?

O museu tem uma parceria com a empresa Lindt & Sprüngli, símbolo de qualidade internacional de chocolate, ou seja: você precisa conhecer!

museus-de-chocolate-imhoffschokoladenmuseum-alemanha-magdeburgFonte: Magdeburg – foto de topo: Kitsch Kitchen

2. Hershey’s Chocolate World, Pennsylvania, EUA

Muito mais que um museu… Ao lado, tem um parque de diversões destinado ao chocolate! Além de aprender sobre chocolate e poder fazer sua própria barra, os visitantes se divertem muito nas diversas atrações do parque, como a montanha russa!

O melhor de tudo são os kisses que você vai levar daí…

hersheys-chocolate-world-lifed-museumuseu-do-chocolate-hersheys-world-fox5vegasFontes: Lifed/Fox5Vegas

3. Musée “Les Secrets du Chocolat”, Geispolsheim, França

Além de oferecer workshops para adultos ou crianças (com destaque para o workshop de como provar chocolates – que cá entre nós, deve ser muito bom!) e contar a história do chocolate de maneira interativa, esse lugar vende chocolate de todas as formas imagináveis, incluindo pasta de chocolate, vinagre de chocolate e cerveja de chocolate!

E, aí, você teria coragem de provar?

museu-le-secrets-du-chocolat-franca-chocolate-tourisme-alsaceFonte: Turisme Alsace

4. Museu de la Xocolata, Barcelona, Espanha

Nada mais, nada menos que obras de arte feitas com chocolate. Você verá desde desenhos animados feitos de chocolate, como os Minions, até esculturas muito detalhadas, como a Basílica da Sagrada Família. Detalhes que hipnotizam e você até esquece que são feitos de chocolate.

museu-chocolate-espanha-la-chocolata-atrapalo-ickfdFonte: Atrapalo

5. Maison Cailler, Broc, Suíça

Os principais consumidores de chocolate do mundo não podiam ficar para trás quando se trata de cacau. Na suíça, o museu do chocolate Maison Cailler conta a história da marca e também oferece cursos para aqueles interessados em aprender a fazer chocolate.

museu-do-chocolate-maison-cailler-fuipraeuropa-ickfdmuseu-chocolate-maison-cailler-chocogeek-ickfdFontes: Fui Pra Europa/Chocogeek

6. Mundo do Chocolate, Gramado, Brasil

Em Gramado tem inúmeras fábricas de chocolate. Umas muito boas e outras nem tanto… E é claro que existem muitas atrações com o tema. Mas esta, em especial, chama minha atenção. Trata-se de um projeto criado pela marca de chocolates Lugano, que na minha opinião é atualmente uma das melhores de Gramado.

Assim como o museu de Barcelona, o Mundo do Chocolate oferece uma exposição de esculturas de até 4 metros de altura fantásticas feitas com chocolate moldável e maciço, entre elas reproduções da Torre Eiffel, Cristo Redentor e Casa Branca. É um passeio bem legal que permite observar a criatividade e habilidade dos escultores.

mundo-de-chocolate-gramado-essemundoenosso-ickfdFonte: Esse Mundo É Nosso

Uma vez em Gramado, a gaúcha aqui tem outra dica: não deixe de comer o fondue de chocolate! Sério, galera, isso sim é atração imperdível!

Legal, né? Depois dessa já estou de malas prontas!