Apesar da origem europeia, o rocambole é um dos doces mais populares aqui no Brasil. E não se engane em pensar que bolo de rolo e rocambole são sinônimos! Mesmo seguindo o mesmo princípio da massa enrolada e recheada, o bolo de rolo é feito com uma massinha bem mais fina e, por esse motivo, ganha incontáveis voltas. 

Ainda assim, isso não significa que preparar um bom rocambole seja simples. Por isso, separamos sete dicas e truques para você preparar o doce perfeito. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença tanto na hora de preparar a massa, como também de montar o rocambole 😉

VOLUME

Como não estamos falando de um bolo que precisa crescer muito ou ganhar volume, não é necessário usar fermento para o preparo da massa. E o que a gente usa no lugar? Bicarbonato de sódio! 

Esse ingrediente cumpre o papel do fermento de deixar a massa mais fofa, porém com pouco volume – e é exatamente disso que precisamos! Dependendo do preparo, algumas receitas nem mesmo pedem pelo bicarbonato, então não estranhe caso sinta falta dele na lista de ingredientes 😉

SIGA AS PROPORÇÕES EXATAS

Confeitaria é precisão. Esse é o mantra que você deve levar para a vida sempre que for preparar qualquer sobremesa! Para ter mais certeza que a receita dará certo, é fundamental seguir as medidas exatas, evitando qualquer margem de erro.

Para medidas de colheres, por exemplo, use aquelas medidoras, já com o tamanho padronizado. Dê preferência para seguir receitas que medem a maior parte dos ingredientes por gramas, ao invés de “copos” ou “xícaras”. A massa do rocambole é muito delicada e quanto mais exata for a receita, melhor. 

TEMPO DE FORNO

Um dos erros mais comuns quanto ao preparo do rocambole é o tempo de forno. Quando a massa assa demais, ela acaba ficando quebradiça, tornando quase impossível enrolar o bolo. Por isso, é fundamental ficar de olho na temperatura do forno e no tempo que a massa ficará lá dentro. 

A dica é ficar de olho no tempo e tocar a massa com a ponta dos dedos para sentir a textura. Se ela estiver desgrudando dos dedos e sequinha, é porque já está no ponto certo. E lembre-se: ela não precisa dourar ou ficar escura!

USE AÇÚCAR DE CONFEITEIRO

O açúcar de confeiteiro é um grande aliado na hora de enrolar o bolo, por isso não deixe de polvilhar sobre a massa. Depois de fazer uma boa camada de açúcar, coloque uma folha de papel manteiga por cima e, com a ajuda de uma outra forma ou grade, vire a massa. Assim, ela não ficará grudando no papel e será muito mais fácil de enrolar 😉

RECHEIO FIRME E CREMOSO

O recheio também tem um papel muito importante para o rocambole perfeito. Quando muito líquido, ele acaba umedecendo demais a massa e escorrendo por todo o bolo. Por esse motivo muitas acabam não mantendo o formato enrolado ou ficando difícil demais para enrolar sem deixar o recheio escapar. 

A solução para evitar esse problema é apostar em recheios mais cremosos e consistentes, como geleias, ganaches e o tradicional brigadeiro. Coloque uma fina camada sobre a massa e enrole com muito cuidado. 

ENROLE A MASSA AINDA QUENTE

Outra dica de ouro que faz toda a diferença! Aproveitar a umidade da massa enquanto ela ainda está morna é fundamental para enrolar o bolo sem que ela quebre. Para mantê-la quentinha enquanto prepara o recheio, você pode apoiar a massa em uma grade e cobrir com um pano de prato. Depois, na hora de enrolar, faça o procedimento com o açúcar de confeiteiro e vá delicadamente dobrando o bolo com a ajuda do papel manteiga. 

PARA PRINCIPIANTES

Se mesmo depois de ler todas as dicas você ainda se sentir receoso para preparar rocambole, que tal fazer um teste com uma versão mais fácil do doce? Reproduzir a técnica usando uma receita mais simples é um ótimo treino, e tira aquela pressão de ter que acertar o rocambole tradicional logo de primeira!

Então, para ganhar um pouco de experiência com essa habilidade de enrolar massas, aposte nesse rocambole de leite ninho com nutella. É super fácil de fazer e o princípio é o mesmo do rocambole com massa de bolo 😉

***

Ficou com mais alguma dúvida? Comenta aqui! Depois podemos fazer outra publicação com mais dicas.