Cozinhar um ovo sem dúvida está no ranking das coisas mais fáceis para se fazer na cozinha, mas conseguir fazer com que eles fiquem lindos e sem desfalques depois de descascados já é outra história.

Para deixar os ovos cozidos bem lisinhos, a dica é bastante simples: basta adicionar uma colher de café de bicarbonato de sódio (não mais que isso, senão você corre o risco de alterar o sabor dos ovos) para cada litro de água fervente. As cascas vão soltar com maior facilidade e você, além de economizar aquele tempão gasto arrancando casquinha por casquinha, vai ter ovos cozidos dignos de um chef!

Vale lembrar que quanto mais frescos estiverem os ovos maiores são as chances de a clara estar mais apegada à casca, dificultando o seu trabalho de descascar. Nesse caso, também é aconselhável deixar os ovos cozidos em um recipiente com água bem gelada durante alguns minutos após o cozimento, antes de tentar descascá-los.

Colocar os ovos embaixo da torneira também funciona? Sim, a água corrente também ajuda a soltar a clara da casca, mas não podemos ignorar o desperdício que é ficar tirando as casquinhas enquanto a água vai por ralo abaixo. O planeta agradece! 😉

iguaria

 

foto: Iguaria