E lá está você, preparando aquele jantar maravilhoso quando… Socorro! Se distraiu, colocou mais água do que deveria no arroz e ele virou aquela papa!

Vamos lá, não é o fim do mundo: Existe um jeito muito simples para desempapar o arroz.

Primeiro, desligue o fogo e transfira o arroz da panela quente para um recipiente frio, ele precisa parar de cozinhar antes que a consistência fique irremediável! Depois, coloque o arroz em uma peneira e despeje água mineral sobre ele, mexendo a peneira para ele soltar. Se a quantidade de arroz for muito grande, faça isso aos poucos e vá transferindo o arroz que já foi solto para um terceiro recipiente.

Quando tiver terminado, aqueça o arroz – de preferência em uma frigideira ou alguma superfície que esquente bem, mexendo com um garfo de dentes compridos ou uma colher de pau – colheres de metal ou silicone não colaboram nesse caso. Experimente um pouco, pois talvez seja necessário colocar um pouquinho a mais de sal. Legumes cozidos (sobretudo cenouras, vagem e brócolis, que possuem maior crocância) também ajudam a chegar na consistência e sabor ideais.

E voilà! Seu arroz está soltinho como deveria!

Dica extra: Colocar uma colher de vinagre ou limão na água do arroz garante que ele fique sempre soltinho.

arroz papa