julianolamur-cafeemcasa010-100layercake.com1

“Da mesma maneira, uma xícara de café forte tem um percentual mais alto de café moído dissolvido em água quente do que uma xícara fraca. Quando se trata da intensidade não há certo e errado – há apenas o gosto pessoal.” – James Hoffmann

Como você gosta do seu café? Mais para forte ou mais para fraco?

Antes de responder, calma. Há algum tempo escrevi um post sobre as medidas do café, sobre como nosso sistema de medidas por vezes foge da objetividade e como isso pode nos confundir. É sobre uma dessas pequenas confusões que quero falar hoje, e talvez a resposta para aquela pergunta ali em cima possa mudar a qualquer momento. (:

julianolamur-cafeemcasa010-pand.co.jpgFonte: pand.co

Antes de mais nada, é importante esclarecer que os termos “forte” e “fraco” muitas vezes são usados da maneira errada. Isso porque normalmente os pacotes de cafés comuns, de mercado, costumam se referir à intensidade do café com base em quão escura é sua torra. Significa que os cafés cujas embalagens dizem EXTRA FORTE em letras garrafais, vermelhas e pegando fogo deveriam dizer TORRA EXTRA ESCURA – o que não parece muito atraente do ponto de vista do paladar, mas talvez possa ser usado para acender a churrasqueira.

Se a embalagem no supermercado está mentindo, então o que é um café forte e o que é um café fraco? E qual é o meio termo entre os dois? Normalmente, o quanto um café é forte ou fraco depende de sua concentração (ou “concentração comum”, para quem entende mais de química do que eu), ou seja: quanto café tem no café que você bebe? Qual a proporção de café moído para a quantidade de água? Quanto desse café é dissolvido na xícara e quanto fica para trás?

julianolamur-cafeemcasa010-instagram.com-templecoffeeroastersFonte: instagram.com/templecoffeeroasters/

Diz o grande James Hoffmann, autor do The World Atlas of Coffee, que existem duas maneiras de controlar a concentração do seu café. A primeira e mais comum é variando a proporção de café para a quantidade de água que você vai usar. Uma boa dica é começar seus testes usando 60g de café por litro de água e ir aumentando ou diminuindo a proporção de acordo com o seu gosto, exatamente como já falamos naquele outro post .

Processed with VSCOcam with a5 preset

Fonte: instagram.com/arabicasimples

A segunda maneira de alterar a concentração do seu café é alterando o nível de extração. Isso significa extrair do café sólidos suficientes para que seu sabor seja bom, mas sem passar do ponto para que sabores amargos e indesejáveis não sejam extraídos. Hoffmann diz que muitas pessoas não pensam em mudar o nível de extração quando seu café não está bom, mas que um erro de extração com certeza produz uma xícara decepcionante. Como acertar na extração? Controlando as variáveis. Quais são as variáveis? Moagem do café, tempo de contato com a água e as proporções da sua receita, entre outras.

Por hoje, lembre-se: torra escura não quer dizer café forte e torra clara não quer dizer café fraco. Vamos repetir esse mantra e levar essa informação para a vida.

E então, como você gosta do seu café? 😉

julianolamur-cafeemcasa010-instagram.com_arabicasimples2Fonte: instagram.com/arabicasimples
Foto de capa: 100layercake.com