julianolamur-cafeemcasa015-french-press-camargoleonardoickfd-metodos-extracao-cafe

Oi, pessoal! Tudo bem por aí?

Hoje vamos falar de um método de extração muito conhecido no mundo todo, e é possível que você já tenha visto e utilizado uma cafeteira dessas. Gosto da prensa francesa porque ela é barata, fácil de utilizar e é capaz de preparar cafés ótimos. O que é importante saber sobre esse método? A moagem do café deve ser mais grossa (ou seja, em partículas maiores) do que o pó tradicional, o café deve ficar em infusão por alguns minutos e no fim do processo o êmbolo que faz parte da cafeteira deve ser baixado lentamente, para filtrar a bebida.

julianolamur-cafeemcasa015-french-press-bluebottlecoffeeickfd-metodos-extracao-cafeFonte: bluebottlecofee.com

Embora o nome remeta imediatamente à França, a versão mais conhecida desse utensílio foi patenteada pelo italiano Attilio Calimani em 1929. Acontece que uma versão parecida já havia sido registrada por dois franceses, Mayer e Delforge, alguns anos antes em 1852.

Mesmo sendo muito popular, é comum que algumas pessoas deixem de utilizar a prensa depois provar algumas vezes. Isso porque seu filtro possui buraquinhos relativamente grandes que permitem que alguns resíduos cheguem até a xícara, resultando em um café com final um pouco “sujo” e amargo, que tende a ser desagradável ao paladar.

julianolamur-cafeemcasa015-french-press-arabicasimples-ickfd-metodos-extracao-cafeFonte: Instagram.com/arabicasimples

Por isso, elaborei um passo a passo com base no The World Atlas of Coffee para o preparo de um café mais “limpo” na prensa, com uma quantidade menor de resíduos no final.

Proporção: 80 gramas de café por litro de água (proporção de aproximadamente 1 parte de café para 12,5 de água). Isso significa, por exemplo, que para 300 ml de água você deve utilizar 24 g de café.

Moagem do café: média a média-grossa.

Modo de preparo:

1. Moa o café imediatamente antes de começar a preparar a bebida. Lembre-se de pesá-lo antes do preparo, para poder repetir ou corrigir sua receita numa próxima vez.

2. Pré-aqueça sua a prensa com água quente e descarte essa água (ou guarde para lavar a louça depois, afinal é bom economizar água :)). Se a água que você vai utilizar ferveu, deixe-a descansar por um minutinho antes de usar. Recomenda-se o uso de uma água com baixo conteúdo mineral.

3. Coloque o café moído na prensa. Acrescente toda a quantidade que você for usar de água quente (de acordo com a proporção ali em cima), colocando-a razoavelmente rápido e molhando todo o café.

4. Deixe a mistura descansar por 4 minutos. Após esse tempo, você verá que o café formará uma camada sobre a água, como uma crosta. Mexa essa crosta com uma colher, fazendo com que a maior parte do café desça para o fundo da cafeteira.

5. Depois de mexer, um pouco de espuma e algumas partículas ainda ficarão na superfície. Retire-as com uma ou duas colheres e deixe a infusão descansar por mais 5 minutos. Esse tempo serve para que a bebida esfrie um pouco e mais partículas desçam para o fundo da prensa, além de extrair o café.

6. Passados os 5 minutos, coloque a tampa e baixe o êmbolo lentamente. É importante não fazer o movimento de subir com o êmbolo, pois isso agita as partículas do fundo e faz com que elas voltem para a bebida.

7. Sirva o café mais ou menos até a altura do êmbolo abaixado, não mais do que isso. Espere esfriar um pouquinho e aproveite. 🙂

Tempo de extração: por volta de 9 minutos.

julianolamur-cafeemcasa015-french-press-stumptowncoffeeickfd-metodos-extracao-cafejulianolamur-cafeemcasa015-french-press-stumptowncoffee.com-ickfd-metodos-extracao-cafeFonte: stumptowncoffee.com – Foto de topo: camargoleonardo.tumblr

Oui oui, vive la cafetière!