Uma das primeiras e melhores surpresas nesses dias de viagem em Roma foi a descoberta do restaurante Eggs, no bairro de Trastevere. O local foi inaugurado há pouco mais de um ano, no início de março de 2017, mas já se tornou um dos queridinhos dos moradores e, claro, dos turistas que passeiam pela região.

Como é de se imaginar pelo nome, os ovos são as grandes estrelas da casa. Lá você encontra desde os clássicos ovos de galinha orgânicos, mas também de avestruz, codornas, ouriços-do-mar e até caviar. As preparações também são as mais variadas: ovos fritos, cozidos, beneditinos, poché… Não faltam opções de pratos deliciosos para café da manhã, almoço e jantar 😉

Para quem é mais ousado, também dá para pedir pelo menu degustação Il gioco dell’ova que conta 6 pratos servidos em uma “caixinha” de ovos!

Foto: Artwave

No entanto, o que nos levou até lá foi o menu especial de carbonara. Pois é, esse prato clássico italiano aparece em diversas versões. A base do creme com ovos, água, queijo pecorino, parmesão, pimenta preta e bacon não muda, mas os complementos sim! Os pratos com trufas, alcachofras e atum são apenas três das 10 versões disponíveis por lá.

E como bons turistas que não desperdiçam nenhuma oportunidade de provar pratos típicos, é claro que pedimos um autêntico carbonara no Eggs. Tá, o meu não foi tão tradicional assim, afinal, sou vegetariana. Quando pedi o meu sem bacon a atendente ficou até chateada, haha 😉

Brincadeiras a parte, ela super entendeu o meu ponto e ofereceu uma versão com cebolas caramelizadas no lugar do bacon que estava simplesmente maravilhosa. Para terem uma ideia do que eu estou falando, esse foi, definitivamente, o melhor carbonara que já provei em toda a minha vida – e olha que eu já experimentei muitos com bacon, tá?

Foto: Paulo Cuenca

O local também oferece uma grande variedade de cervejas artesanais, vinhos orgânicos e tem um ambiente super descontraído, sabe? O restaurante é bem pequeninho, então, vale a pena fazer uma reserva ou chegar cedo para evitar filas, principalmente no jantar. Aah, para quem ficou curioso quanto as sobremesas, o clássico tiramisù feito artesanalmente e o crème brûlée são os mais pedidos por lá 😉

Foto: Testaccina

Bom, agora você já sabe onde comer no dia de passeio por Trastevere que, aliás, é um dos bairros mais legais e bonitos da capital italiana. Confesso que estou com vontade de voltar lá ainda nessa viagem, porque valeu cada garfada!

Endereço: Vicolo del Cedro, 26, 00153 – Trastevere, Roma

Horário de Funcionamento: das 8h às 16h e das 18h às 23h