Crème brûlée é uma das receitas mais clássicas que existe e todo restaurante em Paris tem uma versão dessa delícia. Aqui eu vou te ensinar a fazer a receita original e a minha…

Preparo: 20 minutos
Tempo de Cozimento: 40 minutos
Tempo de espera: 6 horas
Rendimento: 6 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Crème brûlée é uma das receitas mais clássicas que existe e todo restaurante em Paris tem uma versão dessa delícia. Aqui eu vou te ensinar a fazer a receita original e a minha versão indulgente com Nutella.

Fotografia: Danielle Noce e Paulo Cuenca

INGREDIENTES: CREME

  • 180 gramas (3/4 xícara) de CREME DE LEITE FRESCO
  • 80 ml de LEITE INTEGRAL
  • 1/2 FAVA DE BAUNILHA
  • 50 gramas (1/4 xícara + 1 colher de chá) de AÇÚCAR
  • 3 GEMAS
  • 1 xícara de NUTELLA CASEIRA*

*Clique aqui para aprender a fazer nutella caseira

OPCIONAL: esse ingrediente é necessário se você for fazer o crème brûlée de Nutella, se for fazer o original, pode tirar a Nutella sem prejudicar em nada o seu crème

INGREDIENTES: FINALIZAÇÃO

  • 100 gramas de AÇÚCAR DEMERARA ou CRISTAL

MODO DE PREPARO

  1. Ferva o leite juntamente com o creme de leite fresco e as raspas da fava de baunilha, que é opcional se você estiver fazendo o crème brûlée de Nutella, mas não é uma opção se você estiver fazendo o original ;D
  2. Assim que ferver, desligue o fogo e deixe em infusão por 10 minutos.
  3. Enquanto isso, bata as gemas com o açúcar até esbranquiçar.
  4. Jogue a mistura de leite por cima do creme de gemas e mexa bem. Aqui sua base estará pronta se for fazer o original. Se for fazer o de Nutella, acrescente-a e misture bem. DICA: Se você estiver com tempo e querendo aproveitar ao máximo todos os sabores dessa deliciosa receita, guarde o creme na geladeira por 1 dia coberto com plástico filme em contato. Só então coloque nos ramequins para assar. Você vai ver como os sabores se acentuam ainda mais.
  5. Coloque em ramequins baixos (essa receita dá para 6 potes) e leve para assar em banho-maria a 150 oC por aproximadamente 40 minutos ou até que esteja consistente. O seu creme estará pronto quanto você o balançar e ele estiver com uma consistência de gelatina, ou seja, firme, mas balançando.
  6. Leve para gelar por completo.
  7. Na hora de servir (e apenas na hora de servir, pois o açúcar deixa de ficar crocante rapidamente quando em contato com a umidade) jogue uma camada fina de açúcar por cima e com um maçarico queime até ver penas bolinhas de açúcar se formando. Para de queimar e espere por 3 minutos, só então queime por completo. Isso garante um açúcar queimado muito mais uniforme e crocante.
  8. Sirva com alguns morangos.

OBS: o ideal do crème brûlée é você sentir a camada cremosa e gelada do creme com a mistura da fina camada crocante e quente de açúcar. Por isso ele deve ser servido assim que é queimado 😀

DURAÇÃO: 3 dias na geladeira, sem o açúcar.