Nosso destino para as férias foi San Blas, ou melhor, Kuna Yala. Esse paraíso é um arquipélago com 365 ilhas, localizado no Panamá. Como fomos para lá descansar, não gravamos muita coisa, mas mesmo assim vamos compartilhar nossa experiência com vocês através dos posts aqui no site e também pelo instagram!

As ilhas são bem pequenas e basicamente sem infraestrutura, sendo que só algumas delas possuem banheiros e locais para visitantes se hospedarem. Ainda sim, mesmo nessas ilhas mais “desenvolvidas”, não há nenhum tipo de sistema de tratamento de água. Por esse motivo, o pouco de água doce que eles têm deve ser economizada ao máximo. Já contei mais sobre a ilha e os moradores dela em outro post – para ler é só clicar aqui!

Foto: Paulo Cuenca

Eu e o Paulo fizemos a viagem de veleiro, então ficávamos nas ilhas durante o dia e a noite dormíamos no barco. Não vou falar que é o passeio mais confortável que já fizemos, mas ainda assim vale muito a pena a experiência. Aliás, é justamente a simplicidade e a falta de estrutura que deixam a região tão especial e única.

Agora vocês devem estar se perguntando como tomávamos banho, né? O mar é a resposta! Como o barco não tinha chuveiro, nós usávamos o mar para nos lavar, por isso o termo “banho de marinheiro” se tornou comum na viagem. São basicamente quatro etapas e ninguém melhor que o Paulo para fazer a demonstração, haha 😉

1- Primeiro você tem que entrar no mar para se molhar!

 

2- Saia da água, passe shampoo, condicionador e o sabonete.

 

3- Aí é só voltar para o mar! Você precisa se enxaguar de alguma maneira, né?

 

4- Só depois disso você retorna para o barco e usa um pouquinho de água doce para tirar a água salgada do corpo.

 

Acho que a explicação do Paulo deixou tudo mais claro, não é mesmo? Haha! Eu juro que é mais gostoso do que parece!

Logo logo conto ainda mais detalhes dessa viagem para vocês, então fiquem atentos no site 😉 Aah, e quem tiver dúvidas ou sugestões para os próximos posts também pode deixar aqui nos comentários!