O Rio de Janeiro, ou melhor, a Cidade Maravilhosa, sempre será para mim um dos lugares mais lindos do mundo. Não é à toa que o Cristo Redentor é uma das sete maravilhas do mundo, né? Até mesmo quem nunca visitou a cidade elogia a beleza das praias e dos morros que formam aquela paisagem incrível.

Eu e o Paulo já fomos para lá algumas vezes e sempre descobrimos alguma coisinha nova durante as viagens. Resolvi criar essa lista com algumas dicas essenciais para quem quer ir ao Rio de Janeiro, mas ainda tem algumas dúvidas! Pode ficar tranquilo porque tenho certeza que esse pequeno guia vai te ajudar 🙂

Hospedagem

Foto: Zarzar Land

Quando visito o mesmo lugar mais de uma vez, gosto de variar a região que vou me hospedar. Assim conheço espaços diferentes da cidade e tenho novas experiências!

Uma das opções é ficar hospedado nas partes mais famosas e turísticas do Rio, como Ipanema e Copacabana. Outra possibilidade bem legal é ficar mais afastado da cidade, como na Ilha da Gigoia. Ah, essa só é uma boa ideia caso você vá de carro ou alugue um por lá.

Como sempre, a melhor escolha depende do estilo de viagem que você planeja fazer! O importante é ser um lugar do seu gosto e que te proporcione boas lembranças.

Locomoção pela cidade

Foto: Why Wonder

Assim como em toda cidade grande, no Rio de Janeiro tem bastante trânsito. Se você for de carro, já vá preparado para isso. Outra forma de se locomover pela cidade é usando o transporte público. O metrô não te leva para toda a cidade, mas ele é ótimo para ir aos principais pontos turísticos. Caso você opte por esse tipo de transporte, os ônibus também ajudam bastante.

Tente sempre planejar os lugares que quer ir em cada dia e veja o caminho para cada um deles. Dessa forma a chance de se perder é bem menor! Mas, se mesmo assim acontecer algum imprevisto, é só perguntar para algum morador na rua. Eles são super prestativos e muito provavelmente vão te ajudar! Aah, vale dizer que é sempre bom evitar os horários de pico – às 18h fica impossível andar de carro em boa parte da cidade.

Quando ir

Foto: Paulo Cuenca

Se você quer aproveitar ao máximo as praias e não se importa com lugares lotados, então a melhor escolha é o verão! Como o calor é bem intenso, não deixe de tomar bastante água e passar muito protetor solar, ok?

Entre junho e agosto as temperaturas são mais baixas, deixando os lugares mais vazios e com menos movimentação até mesmo por parte dos cariocas. Para falar a verdade, só é ruim ir ao Rio em tempo chuvoso, mas também não temos muito como prevenir esse tipo de coisa. O jeito é torcer para não ter dias nublados durante sua viagem 😉

Alimentação

Foto: Catraca Livre

A comida de lá não é muito fora do comum, como as da Amazônia, por exemplo. Nós comemos coisas deliciosas e experimentamos o famoso biscoito Globo – ele é bom mesmo! Um dos nossos restaurantes preferidos foi o Puro Restaurante, que me conquistou logo pelo pãozinho da entrada. Também adorei o Aconchego Carioca porque eles vendem um bolinho de feijoada incrível.

Praias

Foto: Paulo Cuenca

As praias mais famosas da cidade são a de Copacabana, de Ipanema e da Barra da Tijuca. Mas existem outras praias tão lindas quanto essas. A praia de Joatinga, por exemplo, é perfeita para relaxar e ter mais privacidade. Seguindo essa linha de um lugar mais tranquilo, a praia de Grumari é ótima para descansar.

Se você quiser surfar, as melhores opções são a Prainha, o Arpoador ou Recreio dos Bandeirantes. Sabe aquele famoso ritual de aplaudir o pôr do sol? Ele acontece na praia do Arpoador. É uma ótima oportunidade para apreciarmos algo que normalmente não damos muita atenção no dia a dia.

Pontos Turísticos

Foto: Paulo Cuenca

Como o Rio de Janeiro é uma cidade conhecida mundialmente pelo turismo, o que não falta lá são atrações que agradem o público. A Vista Chinesa é um lugar bem legal para conhecer, principalmente se você, assim como nós, ama mirantes. A visão da cidade a partir desse ponto é maravilhosa e, caso você possa ir para ver o pôr do sol, tudo fica ainda mais lindo.

Outros lugares são a Pedra Dois Irmãos, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte, o Arvrão (no alto do Vidigal) e também o Parque Lage. Claro que nessa listinha também não pode faltar a visita ao Cristo Redentor e o passeio nos bondinhos. Eles são clichês por um motivo: são incríveis e deslumbrantes.

Asa delta e parapente

Foto: Pxhere

É corajoso e gosta de se arriscar em novas aventuras? Se a resposta for sim, você irá amar o passeio de asa delta ou de parapente! Além de ter uma vista única da cidade, a experiência deve ser inesquecível. Uma das agências especializadas nisso é a Asa Delta Tour. A decolagem fica localizada na Pedra Bonita e a 550 metros acima do nível do mar. Só de imaginar já dá um friozinho na barriga, né?

Parque Nacional da Tijuca

Foto: Aventura

O Rio de Janeiro não tem só praias lindas. Lá você encontra também cachoeiras maravilhosas! Algumas delas ficam na região do Parque Nacional da Tijuca, então não deixe de visitá-lo. Duas delas são a Cachoeira do Chuveiro e a Cachoeira dos primatas, ambas incríveis. Para chegar até esses lugares você vai precisar fazer trilhas, ou seja, vá preparado para a caminhada. Use roupas confortáveis e leves, beba bastante água e vá sempre com um grupo de pessoas.

Obs: o parque te dá acesso à basicamente três setores: Floresta, Serra da Carioca e Pedra Bonita/Pedra da Gávea. Tem muita coisa para visitar, então é pouco provável que você consiga fazer tudo em um dia. O ideal é que você escolha antes os lugares que quer ir, assim consegue seguir um roteiro direitinho 🙂

Bairros

Foto: Katrin Aurel

Vários bairros do Rio de Janeiro são bem turísticos e alguns deles sempre acabam sendo os que a gente mais escuta falar, como Copacabana, Ipanema, Barra da Tijuca e Leblon. Outros que as pessoas costumam ir mais são a Gávea, a Lapa e Santa Tereza.

Cada um desses lugares possui uma característica diferente. A Lapa, por exemplo, é perfeita para quem quer aproveitar a vida noturna da cidade. Já Santa Tereza, mesmo sendo próximo do centro, é um bairro tranquilo e com arquitetura e ruas mais antigas. É interessante conhecer todos eles e ver a diversidade da cidade. 

Cidades próximas

Foto: Márcia Valle

Aproveite sua estadia no Rio para conhecer as cidades que ficam perto, como Paraty, Búzios, Niterói e Petrópolis. Cada um desses lugares também possui seus encantos e que merecem pelo menos um dia de visita. Beleza natural é realmente o ponto forte de todas essas cidades, afinal, são tão lindas quanto o Rio de Janeiro. Até mesmo fiz um post com 5 motivos para você visitar Paraty, se quiser ler é só clicar aqui.

Não custa nada dar uma passadinha em pelo menos um desses locais, certo? Prometo que vão gostar!

***

Eu e o Paulo adoramos cada parte que conhecemos do Rio de Janeiro e ficamos deslumbrados com tanta coisa bonita para ver. A cidade é perfeita qualquer tipo de passeio, seja com a duração longa ou curta! Ah, se você quer saber como foi uma das nossas experiências por lá, é só assistir aos vlogs e dar uma olhadinha no nosso roteiro 😉