Não é novidade para ninguém que o Rio de Janeiro é uma das cidades mais visitadas do Brasil. Apesar da cidade ter várias opções de passeios, muitos turistas acabam fazendo o mesmo circuito de passeios de sempre. Para você não ser uma dessas pessoas e conhecer um local super diferente por lá, que tal ir até a Fábrica Bhering?

Ela foi a primeira fábrica de chocolate do país e começou a ocupar o prédio a partir de 1930. Desde então, ela foi considerada pioneira em vários aspectos, lançando chocolates e balas que ficaram super famosos, como a Toffee e o chocolate Refeição.

Além disso, esse ícone da Zona Portuária do Rio tem uma arquitetura superinteressante, permitindo que o espaço se transforme em diferentes ambientes. Para vocês terem uma ideia, a fábrica passou anos abandonada depois de fechada. Hoje em dia, ela é uma referência dentro do universo de economia criativa e de coworking. Os seis andares do local se transformaram em um espaço para ateliês, lojas, cafés e artesãos –  todos modernos e contemporâneos.

Ah, aproveitando ainda mais o ambiente rústico da fábrica, muitas produções de moda, fotografia, televisão e até mesmo de cinema usam o local como cenário. Os artistas que trabalham por lá dedicam todo o seu trabalho para algum tipo de arte, seja ela pintura, escultura, arquitetura,l design e várias outras áreas que envolvem a criatividade.

Atualmente ela é ocupada por mais de 70 ateliês, sendo que alguns deles vendem seus produtos em algumas das lojas que também ficam na fábrica. Caso você tenha interesse em conhecer esses ateliês, tente programar sua visita para o primeiro sábado do mês. É nesse dia que eles promovem o Circuito Interno, no qual os ateliês abrem suas portas para a visitação. Também nos primeiros sábados de cada mês, acontecem exposições temporárias, workshops e shows que trazem o público geral para perto de todos esses artistas.

A nossa loja preferida por lá é, sem dúvidas, a Feira. Ela reúne o trabalho de vários artistas e produtores locais. Vários deles possuem ateliês na própria fábrica, como eu já tinha mencionado para vocês! A curadoria da Feira é muito especial e feita com uma atenção imensa, então todos os produtos que você encontrar por lá serão apaixonantes. É aquele tipo de loja que você entra e fica com vontade de comprar tudo, sabe?

Outra loja loja bem legal por lá é a Belchior. Ele é na verdade um brechó, mas as roupas são super moderninhas e a seleção feita pela loja é ótima. A Itsu também é parada obrigatória para quem curte decoração e móveis com um design bem inovador.

Aproveitando o passeio, dê uma passadinha pelo Gabo Café. O ambiente dele é super charmoso e eles servem apenas comidas vegetarianas. Mesmo que você não tenha nenhum tipo de restrição alimentar, vale a pena provar as comidinhas deles. O hambúrguer de quinoa com batata-baroa, queijo gratinado, shiitake, broto de alfafa e catchup de caju é uma explosão de sabores e texturas!

A Fábrica Bhering fica aberta de segunda à sábado. No entanto, algumas lojas por lá abrem em dias específicos. Por esse motivo, fique de olho nos dias certos de cada local, ok? O Gabo Café, por exemplo, só funciona de quarta à sábado 😉