Não há nada melhor do que conhecer a cultura de um local por meio da comida, certo? Além de explorarmos pratos típicos de cada país e cidade, também percebemos as principais influências internacionais dentro de cada uma das regiões.

Em Lisboa, além da gastronomia portuguesa, vocês poderão provar bons pratos asiáticos e peruanos, por exemplo. Pensando nessa diversidade culinária, selecionamos cinco restaurantes com propostas bem diferentes para vocês conhecerem pela cidade. Anotem todas as dicas e já coloquem os restaurantes no roteiro de viagem 😉

Bairro do Avillez

Foto: @sofiemte

O chef José Avillez é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos de Portugal. Por esse motivo, vocês não podem deixar de provar a comida de pelo menos um dos restaurantes dele! O Bairro do Avillez, por exemplo, é perfeito para quem ama espaços com diversas opções de pratos. (E também um péssimo lugar para aqueles que são super indecisos!).

O conceito do local é simples: pequenos restaurantes, com diferentes culinárias, em um único espaço. Para vocês não ficarem perdidos, aqui estão os nomes: a Taberna, o Páteo, o Beco e a Cantina Peruana. No Páteo, por exemplo, a sopa de mariscos é uma das opções mais pedidas. Quem for vegetariano pode optar pelos legumes assados e acompanhados com arroz basmati e curry verde. Super aromático e cheio de sabor.

Okah

Foto: Divulgação

Quem gosta de espaços mais descolados e uma gastronomia inovadora não precisa pensar duas vezes antes de ir ao Okah. Ele fica em uma área chamada LACS, que nada mais é do que um espaço de coworking em Lisboa.

O restaurante tem uma arquitetura super diferente, já que fica em alguns “containers” enormes. Focado em culinária asiática, vocês podem degustar pratos como o camarão tigre ou macarrão soba com quiabo. Ficaram curiosos para conhecer mais sobre esse lugar incrível? É só assistir este vídeo.

Tasca da Esquina

Foto: Divulgação

Outro restaurante que ama inovar na apresentação e releitura dos pratos é o Tasca da Esquina. Por ser um lugar mais voltado para os aperitivos, até mesmo os pratos clássicos ganham uma versão diferente. Uma das opções com bacalhau, por exemplo, é o peixe servido com uma caminha de batata palha com pedaços de ovo.

Outra alternativa é o carpaccio de polvo com uma maionese super aromática. No geral, todos os pratos são simples, porém servidos de maneira elegante e com novas propostas de combinações.

Cervejaria Liberdade

Foto: Divulgação

Conhecido principalmente pelos pratos com frutos do mar, a Cervejaria Liberdade é outro restaurante clássico de Lisboa. Apesar de ser bem conhecido, muitos moradores locais continuam frequentando o espaço – mesmo que ele tenha se tornado comum no roteiro dos turistas.

Além dos pratos salgados, vale a pena também dar uma olhada nas sobremesas do restaurante. A torta caseira de maçã, por exemplo, é um dos melhores doces que você irá provar na vida. Outras opções como o pão de ló tradicional e o mousse de caca 70% também são muito elogiadas 😉

GoJuu CLub

Foto: @nocedanielle

Por fim, o tão querido GoJuu! O pessoal que ama gastronomia japonesa não pode deixar esse restaurante de fora do roteiro. Mesmo não tendo nenhuma ligação com a culinária tradicional portuguesa, essa é uma boa oportunidade de provar pratos asiáticos simplesmente incríveis.

O restaurante se intitula como um “clube de sushi”, recebendo o peixe diariamente para que tudo esteja sempre super fresquinho. O menu varia entre o almoço e jantar, além de ter alternativas diferentes nos finais de semana. Vale a pena dar uma conferida no site do local para ter uma ideia das opções.

***

Além de todos esses lugares, vale a pena também dar uma passada pelo TimeOut Market. O lugar é lindo e cheio de comidinhas gostosas para provar.