Planejar uma viagem para o México e não incluir pelo menos uma taqueria no roteiro é um erro que você não pode cometer. Mas pode ficar tranquilo, porque separamos 5 lugares incríveis para experimentar os famosos tacos mexicanos!

Restaurantes apimentados e opções em diversas faixas de preço não faltam na Cidade do México. Por isso, aproveite para ir naqueles que cabem no seu bolso. Visitar esses diferentes lugares irá te fazer conhecer ainda melhor o país e descobrir como a gastronomia e a cultura podem estar mais próximas do que você imagina. 

Nicos

Foto: Spencer Davis

O Nicos é um dos restaurantes mais tradicionais do país, conhecido exatamente por servir clássicos da gastronomia mexicana. Com mais de 60 anos de história, ele já foi premiado diversas vezes e inclusive integra o ranking dos 50 melhores restaurantes da América Latina segundo o “The World 50 best restaurants”.

Por buscar essa memória da comida mexicana “raíz”, os tacos também são parte importantíssima do menu do Nicos. As variações carnistas, vegetarianas veganas são bem distribuídas e tem tacos para todos os gostos. Além disso, o guacamole deles é surreal, sendo que o preparo é feito diretamente na sua mesa e exclusivamente para você.

Comemos muitos totopos, as tortilhas fritas também conhecidas como Nachos, e experimentamos diversos molhos picantes. Sem dúvidas, a pimenta mais forte servida no restaurante é o Chilli Habanero, uma das mais usadas também. 

Essa é uma recomendação perfeita para quem quer se desafiar a comer comidas picantes deliciosas e intensas. E também um lugar perfeito para experimentar drinks maravilhosos, por exemplo, os feitos com frutas e Mezcal.

Pujol

Tacos México

E quando o assunto é a premiação dos melhores restaurantes, o Pujol é considerado o melhor do México. Já fiz um review completo da nossa experiência, na qual comemos o menu degustação tradicional deles. O que interessa aqui, no entanto, é que o Pujol também conta com um rodízio de tacos incrível!

A experiência acontece no balcão mesmo, sendo servidos 10 tacos diferentes e algumas opções de bebidas alcoólicas e não alcoólicas. São diversos sabores que podem preencher as tortilhas e que variam de acordo com a disponibilidade dos ingredientes da época do ano. 

A relevância do restaurante é um dos fatores que faz com que a disputa por reservas seja muito concorrida. Sendo assim, fique atento para agendar sua visita com antecedência. E também se planeje para passar algumas horas conhecendo todos os pratos 😉

Los Cocuyos

Tacos México

Essa taqueria de rua está localizada no centro histórico da Cidade do México e também é um ponto muito tradicional. Conhecidos por suas opções estranhas de tacos, como os tacos de tripa e miúdos, funcionam a mais de 40 anos conquistando todos por servir essas curiosidades.

O cardápio do Los Cocuyos possui uma grande variedade de recheios, desde as peculiaridades até opções saudáveis. Mas o que realmente faz sucesso são os tacos de linguiça, suadero, olhos, cabeça e até mesmo de cérebro ?

Os nomes no menu podem assustar, mas quem aceita o desafio costuma elogiar o sabor e os temperos do local. O Paulo provou e gostou bastante da opção de tripas, principalmente elogiando a pimenta deles e a crocância e sabor dos tacos.

El Borrego Viudo

Tacos México
Foto: @foodandwinees

O El Borrego Viudo fica aberto 24h e é um clássico mexicano. É aquele tipo de restaurante que o pessoal costuma ir pós balada ou alguma festa, sabe? Aberto cerca de 30 anos atrás, hoje em dia conta com diversas opções de tacos e uma das recomendações mais conhecidas no México. 

Apesar dessas particularidades, é importante mencionar que a região em que ele fica não é exatamente uma das mais seguras da cidade. Além dessas implicação, o lugar já se envolveu em polêmicas relacionadas à crimes e tráfico de drogas. Fica aí a indicação, mas cuidado em dobro para quem quiser ir!

Mercado Xochimilco

Outros lugares para comer tacos mexicanos são nos tradicionais mercados da cidade. O Mercado Xochimilco é um desses locais onde você irá encontrar tacos de diversas maneiras em barraquinhas variadas. Fique atento quando for se planejar para essa visita, principalmente por ser um pouco longe do centro da Cidade do México. Para você ter uma ideia, de transporte público demora cerca de 1 hora e meia para chegar até lá. 

Além dos tacos, Xochimilco tem várias outras comidas clássicas da gastronomia do México. Passeando pelo mercado, você irá descobrir um pouquinho mais sobre a cultura do país e conhecer frutas e especiarias exclusivas de lá. Lembra bastante o que conhecemos como “Mercadão” aqui no Brasil e é uma forma deliciosa de conhecer as comidas de rua do país.

***
Em qual dessas taquerias você iria em uma viagem para o México? Comenta aqui e aproveita para acompanhar nossos vlogs no canal 🙂