Não tem muito o que ser dito sobre esse cupcake. É de nutella e tem apenas 3 ingredientes pra fazer a massa, não tem coisa mais simples que isso, nem mais gostosa. São…

Preparo: 60 minutos
Tempo de Cozimento: 20 minutos
Tempo de espera: 30 minutos
Rendimento: 5 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Não tem muito o que ser dito sobre esse cupcake. É de nutella e tem apenas 3 ingredientes pra fazer a massa, não tem coisa mais simples que isso, nem mais gostosa. São apenas três, repito, TRÊS ingredientes. Só faltava colocar bacon de algum jeito nesse cupcake, aí sim eu ia deixar esse espaço aqui em branco. Não precisa de explicação ou introdução. Apenas faça em casa, e aproveite com felicidade.

Por Ju, do Cupcakeando

INGREDIENTES: MASSA

  • 1 xícara (chá) de FARINHA
  • 3 OVOS grandes
  • 1 1/2 xícaras (chá) de NUTELLA

INGREDIENTES: COBERTURA

  • 370g de MANTEIGA SEM SAL
  • 3 1/2 xícaras (chá) de AÇÚCAR IMPALPÁVEL
  • 1 colher (sopa) de LEITE
  • 1 colher (chá) de EXTRATO DE BAUNILHA

INGREDIENTES: DECORAÇÃO

  • 50g de CHOCOLATE TEMPERADO

MODO DE PREPARO: MASSA

  1. Ligue seu forno em 180˚C. Em uma tigela, bata os ovos até quebrar as gemas.
  2. Adicione a nutella aos ovos e misture com um fouet ou uma espátula. A princípio, vai parecer que não vai se misturar nunca, mas continue mexendo até que consiga uma mistura brilhosa e uniforme.
  3. Acrescente a farinha peneirada e misture com uma espátula, em movimentos envolventes, até incorporar. Não mexa além disso para não solar a massa.
  4. Preencha as forminhas até 2/3. Apesar de não ter fermento nem bicarbonato, eles crescem por causa da expansão do ovo, então é preciso deixar um espacinho para crescerem. Asse por 18 minutos, ou até que um palito inserido no centro de cada cupcake saia limpo. Retire das fôrmas de metal e reserve até esfriar.

MODO DE PREPARO: COBERTURA

  1. Em uma batedeira, preferencialmente fixa, bata a manteiga por 8 minutos, até que ela clareie bastante e fique bem fofa.
  2. Adicione todo o açúcar de uma vez só, mais o extrato de baunilha e o leite. Cubra a batedeira com um pano só pra não espirrar pela cozinha, e bata na velocidade mínima inicialmente. Quando o açúcar tiver incorporado em sua maioria, aumente a velocidade para média-alta e bata sem parar por 6 minutos.
  3. Se achar que a consistência está muito firme, acrescente meia colher de sopa de leite de cada vez.

DECORAÇÃO

  1. Coloque o chocolate derretido e temperado em um saco de confeitar ou num ziploc, e corte uma pontinha bem pequena, apenas o suficiente pro chocolate sair.
  2. Em um papel manteiga, desenhe os corações. Faça algumas camadas de chocolate por cima para que não quebrem com facilidade. Espere endurecer, descole com cuidado e coloque nos cupcakes!

DICAS:

  • É muito, MUITO importante que você não trabalhe demais a massa ao incorporar a farinha. Faça em movimentos envolventes, puxando a farinha e mexendo a espátula de baixo para cima.
  • O bico usado na foto é o 6B da Mago.
  • Dica de recheio? Mais nutella, é claro.

Aprenda a temperar chocolate no bowl ou no mármore.