Fiz esse biscoito para a Revista Capricho e foi muito divertido. Claro, é preciso ter um pouco de paciência para preparar cada partezinha colorida, mas tenho certeza que você vai adorar o resultado!…

Preparo: 60 minutos
Tempo de Cozimento: 15 minutos
Tempo de espera: 60 minutos
Rendimento: 20 pessoas

Custo:
Dificuldade:

Fiz esse biscoito para a Revista Capricho e foi muito divertido. Claro, é preciso ter um pouco de paciência para preparar cada partezinha colorida, mas tenho certeza que você vai adorar o resultado! Junte as amigas, façam muitos biscoitinhos e não esqueçam de postar no Instagram ;D

Ingredientes: biscoito

  • 2 xícaras de FARINHA DE TRIGO
  • 1/2 xícara de AÇÚCAR CRISTAL (você pode aumentar até mais 1/4 de xícara se gostar mais doce)
  • 1/4 de xícara de FARINHA DE AMÊNDOA
  • 1 colher de chá de CANELA EM PÓ
  • 1 colher de chá de PUDDING SPICE MIX (que contém calabresa em pó, cravo em pó, gengibre em pó e canela em pó, você pode substituir por qualquer outra especiaria que tenha em casa na mesma proporção)
  • 1/3 de colher de café de FERMENTO EM PÓ
  • 125 gramas de MANTEIGA SEM SAL (isso dá metade de um tablete + 1/4 do tablete)
  • 1 OVO
  • 1 GEMA
  • 25ml de cachaça
  • raspas de 1 LIMÃO SICILIANO
  • raspas de 1 LARANJA
  • 1 pitada generosa de SAL

Ingredientes: para pincelar antes de assar

  • 1 GEMA
  • 1 pitada de SAL

Ingredientes: decoração "instagram"

  • 1kg de PASTA AMERICANA BRANCA
  • Corantes em pó verde, azul, amarelo, vermelho, marrom, bege e preto
  • Para colocar: CMC e água - ou mel

Modo de Preparo

  1. No processador coloque a farinha, o açúcar, a farinha de amêndoas, a canela, o pudding spice mix, o fermento, e a manteiga bem gelada e cortada em pedaços pequenos quadrados.
  2. Processe até ficar parecendo uma areia de praia fofa. Você também pode fazer isso na mão, esfregando a manteiga com a mistura de secos com as pontas dos dedos (demora um pouquinho)
  3. Coloque o ovo, a gema, a cachaça, as raspas de limão e da laranja e a pitada de sal.
  4. Processe até virar uma bola homogênea. Na mão, amasse até que vire esse mesma bola e depois disso não amasse mais para não desenvolver glúten.
  5. Embale a massa em plástico filme e leve para gelar por 24 horas ou por pelo menos 2 horas.
  6. Com a ajuda de um rolo de macarrão, abra a massa entre duas folhas de papel manteiga (para não usar farinha e não deixar a massa seca) até que fique com 0.5cm de espessura.
  7. Corte com seu cortador favorito quadrado (eu fiz com 6x6 cm, depois marquei o meio com uma faca e fiz os furinhos com um espetinho de churrasco). Coloque na forma com o papel manteiga embaixo. Os biscoitos devem ficar com pelo menos 2 dedos de distância um do outro.
  8. Leve para a gelar por 20 min.
  9. Pincele a mistura de ovo e sal.
  10. Leve para assar a 180°C por 15 a 20 min, ou até que as bordas estejam douradas.
  11. Tire da forma e deixe esfriar em uma grade para ficarem bem crocantes.
  12. Tinja a pasta americana com as cores dos corantes. Você vai precisar de 2 bolas maiores nas cores marrom e bege (que serão as mais usadas), uma bola média na cor preta e 4 bolas bem pequenas nas cores (vermelho, verde, azul e amarelo).
  13. Abra cada uma das massas com 0,2 - 0,3cm de espessura entre duas folhas de papel manteiga.
  14. Com a massa bege faça um quadrado de 6x6cm, tire 1 cm de cima fora e arredonde as bordas debaixo. Coloque no biscoito.
  15. Com a massa marrom faça a parte de cima para completar o quadrado com 1cm de altura e 6 cm de largura, e arredonde as bordas. Coloque em cima da parte bege para formar o quadrado.
  16. Com a massa bege novamente faça círculos de 3cm de diâmetro e cole no centro do quadrado.
  17. DICA: Para colar essas pecinhas, você pode usar uma mistura de 1/3 de colher de café de CMC misturado com 5 colheres de sopa de água, ou usar mel.
  18. Com a massa preta corte círculos de 2,5cm de diâmetro e cole no centro do círculo bege
  19. Com a massa preta também, corte quadrados de 1x1cm e arredonde as bordas. Cole na lateral superior direita (na parte marrom) do seu Instagram.
  20. Com a massa marrom corte uma tira de 0,6cm de altura por 1,5cm de comprimento, arredonde a borda direita e cole entre a parte bege e a marrom na lateral superior esquerda.
  21. Faça tiras finas com as massas verde, amarela, vermelha e azul e corte tirinhas de 1cm de altura por 1,5cm de largura e cole por cima dessa barrinha marrom que você acabou de fazer. Pronto! Você está pronta para tirar fotos ou comer seu Instagram ;D

DURAÇÃO: 3 dias em lata bem fechada.