Em tempos de quarentena por conta do coronavírus, vamos pensar em algumas coisas que a gente sempre quis fazer, mas nem sempre tivemos tempo? Que tal aproveitar que estamos em casa e organizar os produtinhos de skincare?

Eu, virginiana que sou, antes de começar qualquer coisa, gosto de ver tudo no lugar. E estar com os itens bem organizados ajuda no dia-a-dia quando estamos com pressa. E se você também tá nesse momento estilo Marie Kondo, já fiz também um post sobre organizar o guarda-roupa e outro para enfrentar esse caos cuidando da saúde mental.

Foto: Angélica Echeverry em Unsplash

Mas por que o skincare? Só quando a gente para pra organizar é que lembramos de muitos produtos que havíamos esquecido no fundo da gaveta. Além disso, esse momento ajuda a despertar a vontade de cuidar da própria pele e de você mesma – o que é ótimo para relaxar nessa quarentena, vai por mim!

1: Coloque todos os produtos em cima da mesa

O primeiro passo é tirar tudo do armário, gavetas ou bolsa e colocar em cima de uma mesa. Assim, você consegue visualizar todos os produtos que tem. Isso ajuda a perceber se tem produtos de mais, outros que ainda não descobriu muito bem para que serve e pode começar a testar novas possibilidades.

Foto: Hans Vivek em Unsplash

Também é o momento para lembrar de alguns produtos que tinha esquecido. Dessa forma, não irá se preocupar em comprar o mesmo produto por duas vezes. Tenho certeza que isso já aconteceu com você 🤣

2: Separe o que não usa mais e se desfaça depois da quarentena!

Aproveite para se desfazer de alguns produtos. Primeiro perceba todos que já passaram da validade e descarte. Afinal, usar produtos vencidos pode não fazer bem para a pele. 

Foto: The Creative Exchange em Unsplash

Depois separe os que você não usa e não combina mais com sua rotina. Doe para alguém que está precisando ou, se tiver lacrado, venda em lojas online.

3: Separe por categorias

Chegou o momento da categorização, o que para mim é um passa-tempo nessa quarentena. Separe todos os produtos por categorias para facilitar na hora de fazer a rotina de skincare e deixar tudo mais rápido. A minha sugestão é que sejam feitas 7 divisões.

Foto: Lauren Fleischmann em Unsplash

Duas categorias de skincare: dia e noite. E outras para o restante: cabelo, corpo e higiene pessoal. O legal também é separar um cantinho para o estoque, caso você tenha comprado uma grande quantidade de algum produto e deixe à mostra apenas uma unidade. Ah, claro que vão ter alguns que não se encaixam em nenhuma categoria, esses entram em outros.

4: Como organizar tudo! 

Feita a separação, é hora de organizar. Nada melhor para isso que algumas prateleiras, mas, uma bancada, gavetas altas e largas também servem. A dica aqui é investir em cestinhas e copos. Dessa forma, dá para agrupar de uma maneira bem charmosa os produtos menores.

Foto: Curology em Unsplash

E uma super dica: etiquetas. Dá para usar de três formas: para as categorias (skincare dia, noite…); para colocar as ordens de utilização dos produtos (produto 1: limpeza, 2: esfoliação, 3: hidratar…); e, para aqueles produtos que a gente não usa muito, é legal colocar uma etiqueta com a função dele.

+ Uma coisa muito importante: deixe na frente os que você com mais frequência.

5: Armazenamento, para além da quarentena…

Agora que já está tudo organizado e fácil de usar, algumas dicas para preservação dos produtos no armazenamento. É muito importante ler o rótulo dos produtos para saber qual a melhor forma de armazenar cada um, mas, uma coisa é certa: mantenha as tampas sempre fechadas e deixe-os em um local fresco, sem exposição ao sol.

Foto: Vya Naturals em Unsplash

Alguns produtos podem ficar tranquilamente no banheiro, mas alguns, principalmente em pó ou muito sensíveis, podem sofrer com a umidade. Ah, para produtos mais caros e que você utiliza poucas vezes, use uma espátula ao invés dos dedos para pegar. Isso evita que os microrganismos o contaminem.

***

E aí, pronta para seguir os passos da virginiana aqui? 🤣 Não precisa ter mania de organização para concordar que com os produtos de skincare bem separados e etiquetados seu dia-a-dia vai ficar muito mais prático. Aproveita que chegou até aqui e conta pra mim o que você tem feito nessa quarentena nos comentários 🙂