Organizar o guarda-roupa é um ótimo remédio para quem quer renovar um pouco a energia do quarto e da vida! Afinal, ao mudar algumas coisas de lugar, trocar por outras novas e se desfazer de peças que não usamos muito, estamos dando espaço para novas memórias e sentimentos.

Também, é uma forma de dedicar um pouco do tempo para fazer algo por você. E, além disso, se você não está usando, alguém pode estar precisando ou querendo muito comprar um look novo 🙂

Foto: Priscilla Du Preez em Unsplash

Antes de tudo, ative o modo desapegar! Com isso em mente, novos looks virão e você terá mais espaço para novas peças e novas histórias também. Se liga no passo a passo para organizar seu guarda-roupa com muita praticidade.

Tire tudo do guarda-roupas

O primeiro passo é tirar tudo de dentro do armário. Tudo mesmo! Coloque tudo em uma pilha em cima da cama para depois começar o trabalho. Isso ajuda a visualizar a quantidade de roupas que você tem 🙂

Foto: Sarah Brown em Unsplash

Aproveitando essa onda, já que o armário está vazio, limpe por dentro e evite possíveis bichinhos ou sujeiras que sempre ficam escondidas. Após isso, é hora de fazer as separações.

Utilize caixas!

Depois de colocar tudo em cima da cama, separe 4 caixas para facilitar a divisão. Vamos usar uma para colocar peças que preciam de reparos, outra para doação, vendas e descarte.

Foto: Erda Estremera em Unsplash

Claro que você pode colocar em montinhos ou pilhas, mas a caixa já ajuda para enviar para onde você precisar também. Ah, vamos lembrar de deixá-las em um lugar bem a vista, para não cair no esquecimento e nada ser feito depois 🤣 

1: Reparos e customização

Sabe aquela roupa que ficou larga, soltou um botão ou estragou o fecho? Esse é o lugar dela. Aqui são as peças que você gosta mas não usa mais por conta desses reparos que precisam ser feitos. Se são muitos, anote em um papelzinho e cole na roupa para facilitar na hora de enviar para a costureira. 

Foto: Annie Spratt em Unsplash

Tem também algumas que a gente amaria usar mas não caem bem na gente. Então, é hora de vestir cada uma delas e saber se com uma customização elas ficariam melhores. Pode ser um ajuste na cintura, diminuir o comprimento, adicionar alguns detalhes… Aí vai da sua criatividade.

2: Doação

Às vezes tem uma blusinha que a gente usava igual uniforme há alguns anos e hoje está no guarda-roupa só para decoração, né amores? Pois esse é o momento de desapegar e pensar que outras pessoas podem gostar dela agora.

Foto: Dan Gold em Unsplash

Ah, é importante que a peça esteja em bom estado para doação. O critério para diferenciar das que você vai descartar – vamos chegar lá – é pelo motivo que você deixou de usar: estar apertada, não faz mais seu estilo ou não traz boas memórias. Para isso procure a instituição de caridade de sua preferência.

+ Uma dica extra é fazer um dia de troca de roupas com as amigas também 🙂

3: Vendas

Vender algumas roupas é uma opção sua. Afinal, você pode doar todas! Mas, se tiver precisando de uma graninha extra, vai em frente!

Foto: Sarah Dorweiler em Unsplash

Sabe aquelas roupas que você comprou e nunca usou? Talvez possa ter sido por um impulso ou por estar em uma promoção… Essas são para colocar na caixa para vender. E para isso, existem bazares que compram suas roupas, além das opções de criar um conta no enjoei ou vender pelo seu Instagram 🙂

4: Descarte

Sim, algumas peças já foram usadas o suficiente e chegou o momento do descarte. Para isso, observe as que estão manchadas, rasgadas, sem condições de conserto ou doação. 

Foto: Patrick Kool em Unsplash

Ah, peças íntimas não devem ser repassadas. Então também entram nessa caixa.

5: De volta para a arara

Pronto, agora tudo que sobrou é seu e tenho certeza que você ama muito. É só colocar de volta no guarda-roupa e dar aquele jeitinho especial na organização.

Foto: Sylvie Tittel em Unsplash

Ah, outra dica é provar todos os looks e tirar fotos antes de guardar novamente, assim, já testa várias opções e agiliza na hora de sair de casa. 

***

E aí, inspiradas para renovar o guarda-roupa de forma consciente e prática? Ah, para finalizar, que tal organizar tudo por cores? Além de dar um charme especial pode facilitar na hora de escolher o look 🙂 Conta nos comentários o que você faz para organizar o seu guarda-roupa.