Uma grande tendência aqui na Europa é o tal do Home-Canning, que traduzindo ao pé da letra seria o “enlatado caseiro” ou a “conserva caseira”. Na verdade o método consiste em preservar as suas preparações em potes de vidro vedados a vácuo com uma tira de borracha.

Pode parecer banal, mas até então eu não tinha ainda visto um produto igual. A Dani trouxe outro dia da Lenôtre uns potes de vidro contendo suas preparações do dia e eu fiquei intrigada e resolvi pesquisar um pouquinho.

O pote original é o da marca alemã Weck, que criou os potes e garrafas de vidro com a finalidade de facilitar e melhorar a preservação de conservas caseiras e de quebra ainda apresenta-se como uma alternativa ecológica ao uso de tupplewares de plástico.

Os tais potes da Weck são de fato ótimos para conservar geléias, chutneys, açúcar baunilhado, purês de frutas entre outros, e ainda pode ir para o forno e microondas para assar (sem a borracha). São fáceis de abrir (é só puxar a “língua” da borracha) e fáceis de fechar e a borracha ainda não estraga, o que reduz o risco de comprometer as suas preparações. São bem fáceis de limpar e o mais interessante de tudo é que o vácuo que o pote cria faz com que seus alimentos sejam conservados por muito mais tempo!

Adorei!

http://weckjars.com