Foto: @onekingslane

Panelas são aqueles itens indispensáveis na vida de qualquer pessoa e, gostando ou não de cozinhar, você com certeza vai precisar encontrar um modelo funcional em algum momento. É claro que para quem curte, a escolha das peças faz toda a diferença tanto no preparo como na decoração da cozinha 😉 Que tal, então, se inspirar em modelos de ótima qualidade, durabilidade e superbonitos?

Antes de qualquer coisa é importante procurar panelas que funcionem no seu dia a dia. As peças em alumínio, por exemplo, são muito utilizadas no cotidiano por serem opções leves, relativamente baratas e por possuírem boa condução de calor.

A KitchenAid e a Tramontina oferecem boas panelas de alumínio aqui no Brasil. Existem opções metalizadas (mais clássicas), mas os modelos esmaltados são os mais interessantes. Vale lembrar que é sempre bom procurar peças com antiaderente – o teflon é o mais usado hoje em dia.

Foto: Yukihira Pots

Para quem possui um fogão elétrico, no entanto, as panelas precisam ser de materiais magnéticos. Normalmente, no próprio manual do cooktop você encontra as melhores opções de panelas, mas vale mencionar que as de aço inox, fundo triplo ou de ferro fundido são excelentes alternativas.

Aliás, as peças de ferro fundido são superclássicas. As panelas mais vendidas e amadas da tradicional marca Le Creuset são do material, sabia? Existem opções incríveis das mais variadas cores que são o maior charme. Os modelos são caros, mas quando bem cuidados duram a vida toda – é realmente um investimento.

Foto: Create and Barrel

Foto: Camille Styles

Para quem gosta de uma cozinha mais rústica ou possui um incrível forno a lenha, aposte nas opções de ferro ou barro. Apesar de serem mais pesadas, as panelas rústicas distribuem muito bem o calor e deixam qualquer preparo mais saboroso.

Foto: Casa Vogue

Foto: Portal Casa

Procura uma peça mais delicada? As panelas de cerâmica e porcelana são as ideais! Apesar dos materiais não serem tão resistentes, as peças são supercharmosas e podem ser usadas tranquilamente para preparação de molhos, sopas…

Foto: Anthropologie

Foto: Style Me Pretty

Por último, mas não menos importante, as panelas de cobre podem compor uma decoração incrível! Além de serem excelentes condutoras de calor, as peças de cobre são lindíssimas! A marca francesa Mauviel é cara, mas traz uma opção mais bonita que a outra; vale a pena se inspirar!

Foto: Desire Empire

Foto: Apartament Therapy

Você também ficou louco para trocar as panelas de casa?

***

LEIA TAMBÉM

Qual batedeira é a melhor?

Copos medidores – Utensílios fundamentais

Tipos de termômetro para uso culinário