vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-pave-de-chocolate-com-morango-ICKFD

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

O chocolate causa mesmo espinha? Chocolate engorda? As calorias do chocolate são mesmo vazias? O pobre do chocolate já sofreu tanto “bullying” que ninguém mais sabe o que é verdade e o que não é em relação a ele.

As respostas a essas e outras perguntas, já vou contar para vocês! Mas vou logo adiantando: menos mal que a ciência evolui super rápido e os pesquisadores não descansam. Graças a isso, muitos mitos construídos em volta da nossa grande paixão estão caindo por terra.

Seguem alguns dos mitos:

Chocolate é afrodisíaco

Desde o tempo dos Astecas, acredita-se que o chocolate é afrodisíaco. Aliás, essa continua sendo uma crença popular. Porém, diversos estudos já mostraram que o doce não tem nenhuma influência física quando se trata de “esquentar o clima”.

Vale ressaltar, que comer chocolate libera serotonina, substância que causa sensação de bem-estar. Talvez por isso a confusão… De qualquer maneira, isso não significa que aquele delicioso fondue de chocolate deve ser excluído do jantar romântico. Se ainda assim você precisa de uma desculpa, até onde sei, o morango sim é afrodisíaco!

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-mousse-de-chocolate-sabrinapache-pinterest-torta-ickfd

Fonte: Sabrina Pache – Pinterest

Chocolate causa acne

Pois é, talvez o cacau não tenha muito a ver com as espinhas nascendo no seu rosto depois da Páscoa. Apesar de um ou outro estudo defender uma ligação entre os dois, a maioria deles contradiz a crença popular e joga a culpa da acne no desequilíbrio hormonal e no consumo excessivo de açúcar.

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-mousse-de-chocolate-com-damasco-jack-daniels-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Chocolate é rico em cafeína

Aquela fatia de bolo de chocolate depois da janta não lhe deixa dormir? Talvez seja hora de procurar outra desculpa para a sua insônia! A quantidade de cafeína em 40g de chocolate é de apenas 6 mg. Enquanto isso, uma xícara de café pode conter até 800 vezes mais cafeína, ou seja, 135 mg. Dessa forma, o chocolate não deveria afetar seu sono.

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-ickfd-frappuccino-oreo-nutella-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

 Diabéticos devem eliminar por completo o consumo de chocolate

Boas notícias! O chocolate possui baixo índice glicêmico, ou seja, pode ser consumido com moderação por aqueles que sofrem de diabetes. Principalmente as opções com menos açúcar, aquelas que tem 70% ou até, mais cacau. No entanto, com a saúde não se brinca! Em casos como estes, é importante consultar o médico antes de fazer qualquer mudança na alimentação.

MLA102323CARDDESSERT

Fonte: Martha Stewart

Chocolate Engorda

Tudo que é bom engorda, não é mesmo? Não necessariamente. Consumir uma quantidade muito grande de qualquer alimento e não praticar exercício físico vai fazer você subir de peso, claro. Porém, o chocolate pode fazer parte de uma dieta saudável e balanceada.

Aliás, existem estudos que afirmam que o chocolate pode até emagrecer. Ao consumir pequenas quantidades, o metabolismo se mantém mais acelerado, ajudando no combate às gordurinhas!

E ainda tem mais: a versão amarga do nosso amigo ajuda na produção de um hormônio chamado leptina que faz com que a gente se sinta mais saciado, e consequentemente, coma menos. 

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-torta-baccio-chocolatuda-dani-noce-chocolate-uniao-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Chocolate causa cáries

Me desculpem os dentistas, mas não existe nenhuma prova de que o chocolate cause cáries. Aliás, alguns estudos afirmam que o açúcar presente no chocolate fica menos tempo nos dentes do que o açúcar de outros doces.

Também vale ressaltar, que o cacau é rico em fosfato, cálcio e proteína, substâncias que contribuem para a saúde dos dentes. Só lembra de escovar os dentes depois de comer, ok?!

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-ickfd-pao-de-mel-sem-gluten-nem-leite-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

As calorias do chocolate são vazias

O chocolate é muito mais que um corpinho lindo e um sabor gostoso. Ele tem sim muito conteúdo! O chocolate é fonte de ferro, magnésico, cobre e zinco.

E para completar, nosso amigo também oferece fosfato, cálcio e proteína. Lembrando que as versões mais amargas, aquelas com maior teor de cacau, são mais nutritivas!

vilao-ou-mocinho-Conheca-os-maiores-mitos-sobre-o-chocolate-ickfd-sorvete-de-chocolate-sem-lactose-ickfd

Food Styling: Danielle Noce

Fotografia: Paulo Cuenca

Coitadinho do chocolate… Tanto tempo sofrendo injustiças! Ainda bem que esses mitos já estão sendo desmentidos. Falando nisso, você conhece algum outro mito sobre o chocolate?

Larissa Piazzi