Uma das coberturas mais incríveis do mundo é, sem dúvidas, o creme de manteiga. Também chamado de buttercream, essa delicia deixa os bolos lindos sem que eles fiquem com um gosto desagradável ou enjoativo.

Apesar de ser fácil de fazer, muitas pessoas acabam errando no ponto ou no sabor da cobertura. Se você já cometeu um desses erros, pode ficar tranquilo! Separamos algumas dicas essenciais para que o seu creme de manteiga fique perfeito 😉

Ingredientes em temperatura ambiente

manteiga
Foto: Liv For Cake

Essa recomendação não deveria nem mesmo ser uma surpresa, mas muitas pessoas ainda erram esse passo. Para preparar o bettercream perfeito, a manteiga precisa estar com textura de pomada. Ou seja, mole, mas sem estar derretendo demais.

Caso a sua manteiga esteja muito dura por causa da geladeira, nem pense em colocá-la no microondas para derreter. Separe a quantia que irá precisar e deixe ela amolecer naturalmente, combinado?

Não substitua a manteiga

creme de manteiga
Foto: Sugar And Sparrow

Como o próprio nome já diz o creme de manteiga deve ser feito com – pasmem – manteiga! Por mais incrível que pareça, algumas pessoas substituem o ingrediente por margarina. Consequentemente, o resultado final é um desastre. Sendo assim, nunca mude essa parte da receita!

Use o merengue suíço

bolo unicórnio

Para que o seu creme de manteiga fique brilhante e aerado, prepare a receita com o merengue suíço. Nesse caso, as claras e o açúcar vão ao fogo em banho-maria e o açúcar deve derreter por completo. Se quiser ter certeza que o açúcar derreteu, é só colocar um pouquinho da mistura entre os dedos e apertar. Se sentir granulados, significa que ele ainda precisa ficar mais um pouco no fogo.

Assim que a mistura estiver morna e com o açúcar derretido, é só bater bem com a batedeira. Em seguida, acrescente esse creme na manteiga também batida. Para um passo-a-passo mais detalhado, dê uma olhada na nossa receita de bolo unicórnio.

Bata o creme gradativamente

bolo galaxia

O creme de manteiga é muito delicado, então é preciso ter cuidado com a textura dele. Além disso, é também nessa etapa que o sabor do creme deve ser ajustado. Primeiro de tudo, bata a manteiga muito bem para que o sabor do ingrediente não predomine.

Depois, o merengue suíço deve ser adicionado aos poucos. Para essa etapa, você pode utilizar a batedeira ou um fouet. Seguindo esses passos, o seu buttercream irá ficar branquinho, fofo e super saboroso.

Sabores

buttercream
Foto: I Heart Nap Time

Apesar do creme de manteiga ser feito tradicionalmente com apenas três ingredientes, sinta-se livre para adicionar sabores extras. Pitadas de sal, extrato de baunilha e limão, por exemplo, rendem boas coberturas. Aqui no site, por exemplo, você encontra um creme de caramelo salgado maravilhoso. Só tome cuidado para ele não desandar!

***

Todo mundo preparado para fazer um creme de manteiga bem saboroso e lisinho?