Imagino que muitos de vocês já tenham ouvido falar sobre mise en place (ou miz an plás, como se pronuncia a expressão). Para quem não sabe, esse termo vem do francês e significa, basicamente, colocar em ordem. Na cozinha, ele é utilizado para descrever a organização dos ingredientes e os utensílios necessários para o preparo de uma receita.

Essa etapa é crucial para o preparo perfeito de um doce ou salgado. Quer saber um dos erros mais comuns entre os amadores, e que pode ser facilmente evitado fazendo um mise en place correto? Começar a preparar algo e ter que parar no meio do passo-a-passo por falta de ingrediente! Para que essa e outras falhas não aconteçam, anotem as dicas que daremos agora!

Leia toda a receita

livro de receitas
Foto: Lauren Conrad

Essa dica parece óbvia, mas quem costuma ser apressado muito provavelmente irá se identificar. Dar aquela olhadinha rápida na receita antes de reproduzi-la não é o suficiente! Muitas vezes, as pessoas veem que possuem todos os ingredientes e já partem para o preparo do doce ou salgado.

No entanto, algum utensílio bem específico pode ser necessário no meio do passo-a-passo. Quem não tem um termômetro de cozinha, por exemplo, terá maior dificuldade em preparar um iogurte caseiro. O mesmo vale para sorvetes, massas ou bolos que precisam de um tipo de batedor especial. Sendo assim, leiam toda a receita com carinho para terem a certeza de que ela será concluída com sucesso 😉

Separe os ingredientes

mise en place
Foto: Olive And Mango

Para facilitar a organização da pia ou bancada, separem com antecedência todos os ingredientes necessários. Fazer isso é essencial para que nenhum item da receita fique de fora. Caso algo esteja faltando, vocês poderão correr até o mercado mais próximo antes mesmo de começar os preparos.  

Deixe o ingrediente pronto para a receita

mise en place
Foto: Olive And Mango

Depois de colocarem todos os ingredientes na bancada, vejam como eles devem ser incorporados à receita. Descascados? Picados? Ralados? Façam todos esses processos antes e coloquem cada um dos elementos em pequenos potinhos. Dessa forma, vocês só terão o trabalho de misturar tudo quando forem executar o modo de preparo em si.

Cheque a temperatura do forno e dos ingredientes

mise en place
Foto: Olive And Mango

Para fazer o pão perfeito, por exemplo, o ideal é que os ingredientes estejam em temperatura ambiente. Ou seja, quando a receita pede por um produto em uma temperatura específica, é por um motivo importante. Na maioria das vezes, isso afeta diretamente na textura daquilo que vocês estão preparando.

A temperatura do forno também é outro cuidado que não pode ser esquecido. Para o bolo ficar fofinho, é fundamental que o forno já esteja quentinho e pronto para recebê-lo. Por esse motivo, não deixem de se atentar a detalhes como esse!

Pegue todos os utensílios

mise en place
Foto: Fashion Viral

Como já adiantamos para vocês, separar os utensílios também faz parte da mise en place. Ter tudo em mãos agiliza o preparo da receita e evita que algo seja misturado com o utensílio errado.

O batedor em formato de globo, por exemplo, é essencial para um creme aerado. No entanto, pães e massas mais densas exigem um batedor em formato de pá. São particularidades assim que definem o sucesso da receita 🙂

VEJA TAMBÉM