Não existe hora pra sorvete e a melhor coisa do mundo é saber fazer o nosso próprio. Mas quando a gente procura as receitas e todas pedem a famosa máquina sorveteira… Well. As coisas complicam, né? Não é todo mundo que tem uma em casa. Mesmo assim, temos algumas dicas de como fazer sorvetes deliciosos sem precisar da máquina, a começar pelas receitas da Fran (clique aqui para acessar), que ensinam a fazer sorvete de café, manjericão e queijo. O segredo delas é o emulsificante, que faz com que a massa fique fofa e cremosa.

Para fazer estes deliciosos sanduíches de sorvete de amora com cookie de chocolate, a Dani preparou tudo sem a máquina, também. A receita ensina um método clássico de fazer a massa. Clique aqui para conferir.

sanduiche-sorvete-fleischmann-amora-danielle-noce-ickfd-11

Outra dica: sabe aqueles sacos de plástico ziploc, em que você guarda desde saladas e castanhas a cremes ou dinheiro (sei lá né, o negócio é tão versátil)? Então, acredita que na falta de liquidificador ou batedeira dá pra fazer sorvete dentro deles?! Pois é, basta colocar qualquer receita de sorvete que leve creme de leite fresco pronta e bem gelada dentro de uma sacola ziploc. Depois é só fechar o pacote e colocar dentro de outro, para evitar que espirre sorvete por toda a cozinha na hora de chacoalhar a mistura. Ah, o segredo é se livrar de todo o ar antes de fechar os ziplocs, hein?

Aí você coloca esse pacote dentro de um ziploc maior junto com 4 copos de gelo e 4 colheres de sopa de sal grosso (o sal, em contato com o gelo, tende a puxar toda a água. Esse é um processo endotérmico e demanda energia para se realizar; é daí que a temperatura do gelo fica ainda mais fria que o normal, podendo chegar a -18o°C!). Depois, basta chacoalhar o pacotão por no mínimo 5 minutos (mas na verdade vai levar uns 20 mais ou menos, então pede para vários amigos fazerem juntos, assim ninguém cansa o braço sozinho) ou até que a mistura esteja com uma textura de sorvete. Pronto! Se quiser, pode adicionar pedacinhos de chocolate, M&M’s, amendoim ou o que mais você preferir.

ziploc sorvete ickfdfoto: Talge

Aqui tem um vídeo bem instrutivo para ficar mais fácil de visualizar:

 

Outro método, um pouquinho mais bagunçado, é bem parecido com o do plástico ziploc só que usa a batedeira móvel e duas tigelinhas – uma maior e uma menor. Na grande, você coloca um monte de gelo com sal grosso e, no meio, a tigela menor com os ingredientes; depois é só bater por 10 minutos e então levar ao freezer por 45 minutos do jeito que tá, tigela dentro de tigela. Daí é só bater de novo até que a mistura fique cremosa e fofa. Mande bala e leve ao freezer até que o seu sorvete fique firme e delicioso!

Algumas dicas sobre sorvete:

  • Para conservar a textura, ele deve ser armazenado entre -18ºC e -20ºC. Quanto menor for a temperatura, melhor. Não fique abrindo e fechando o congelador muitas vezes, pois quanto mais ele descongelar e congelar novamente, mais cristais de gelo irão se formar e seu sorvete ficará com uma textura granulosa e não muito agradável.
  • Na hora de servir, o ideal é que a temperatura do sorvete esteja entre -13ºC e – 10ºC.