Existe algo mais clássico que merengue? Dá para usar em coberturas, recheios, mousses ou até comer puro mesmo. O que acontece é que existem diversos tipos de merengue, cada um com a sua textura, especificidade e forma de fazer diferente. O merengue suíço é um dos mais fáceis e que mais costuma dar certo. Ainda assim, alguns segredinhos sempre fazem a diferença, então, fizemos esse post com dicas para fazer o merengue suíço perfeito. Aproveite!

(1) Os ingredientes

São dois básicos, como em qualquer merengue: clara e açúcar. A quantidade utilizada geralmente leva a proporção é de 1 xícara de clara para cada xícara de açúcar (1:1). Mas, pode variar de acordo com a receita e consistência necessária.

Em uma panela pequena coloque o açúcar e as claras. Leve ao fogo baixo mexendo sem parar até o açúcar se dissolver.

Foto: Taisiia Shestopal em Unsplash

(2) Cuidado com a temperatura

O creme suíço é feito em banho-maria. Você deve misturar as claras com o açúcar, até dissolver bem e levar ao fogo por 4 minutos, mas tomando muito cuidado para não cozinhar as claras.

Foto: Natasha Kitchen

Para isso, deve-se ter um termômetro para que as claras cheguem apenas até 60ºC ou, com uma colher, pegar um pouco e com a ponta dos dedos verificar se as claras estão aquecidas e se não tem mais grãozinhos de açúcar.

(3) Quando está pronto?

Agora é a hora de levar para a batedeira em velocidade alta por 10 minutos. Para saber quando está pronto a aparência deve estar igual a da foto, quando o recipiente estiver frio ou formarem picos estáveis.

Foto: Cindy Rahe

(4) Como colorir?

Para colorir é simples, só é necessário tomar cuidado para utilizar corante alimentícios a base de água e apenas a quantidade necessária. Os corantes em gel ou muito corante pode desestruturar o merengue.

Foto: Love and olive oil

(5) E para deixar queimadinho?

E você já deve ter visto as apresentações brûlée, que são tostadinhas, certo? Elas, além de lindas aos olhos, também modificam a textura e sabor, por conta da casquinha. É só usar o maçarico ou outra fonte de fogo por alguns segundos e está pronto 🙂

(6) Onde usar?

O merengue suíço pode ser utilizado em muitas receitas. Desde coberturas completas em bolos, decoração em cupcakes, recheios… A forma mais prática é usar um saco de confeiteiro para isso ou uma espátula para espalhar a cobertura:) 

Separamos algumas receitas para inspirar você:

A receita clássica de merengue suíço | Cupcake | Bolo merengue | Pavê com cobertura de merengue

***

Agora que você sabe tudo sobre merengue, qual receita vai fazer?