Em tempos de quarentena, quanto menos sairmos de casa, melhor. Isso significa que as idas à padaria também são limitadas – afinal, o ideal é sair apenas quando realmente necessário. E como fica a vida de quem ama aquele pãozinho quentinho e macio?

A solução é apostar em compras maiores, para depois congelar os pães. Isso vale para todos os tipos, incluindo pães doces! Pensando nisso, reunimos as melhores formas de armazenar cada um desses alimentos. Isso, sem contar com dicas de como descongelar pães para que eles fiquem com a textura perfeita 😉

PÃO FRANCÊS

TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO CONGELADO: 5 MESES

Começando pelo pão mais clássico de todos: o pão francês! O diferencial dele está no miolo macio e na casquinha crocante, e é possível manter essas características mesmo depois de congelado. 

Para isso, o ideal é embrulhar cada um dos pães em plástico filme, e então colocá-los no congelador. Se não quiser gastar tanto plástico, outra alternativa é guardar pequenas porções dentro de saquinhos. Nesse caso, certifique-se de todo o ar do saquinho seja removido antes de levar os pães à geladeira. 

Para descongelar, você pode retirar os pães do congelador horas antes de esquentar, ou colocar no forno logo em seguida. Para que ele fique bem crocante e macio por dentro, temos duas dicas: (1) esquente em forno pré-aquecido e (2) umedeça com a palma das mãos cada pãozinho. Mas nada de exageros, viu? A ideia é apenas umidificar essa primeira camada.

congelar pães
Foto: Nathália Rosa

PÃO DE FORMA

TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO CONGELADO:  3 MESES

O pão de forma é mais delicado e com durabilidade maior, mas ele também pode ser conservado por mais tempo dentro do seu freezer. O ideal é que ele seja armazenado em pequenas porções e colocado dentro de saquinhos fechados, tirando todo o ar antes de colocar no congelador. 

Para descongelar, basta deixar os saquinhos expostos à temperatura ambiente. Por ser um pão já cortado em fatias finas, tome cuidado na hora de aquecê-lo. Deixe no forno por no máximo 5 minutos, ou então ele irá virar uma torrada 😉

Foto: Youjeen Cho

PÃO DOCE

TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO CONGELADO: 2 MESES

O pão doce pode ser congelado da mesma forma que todos os outros. No entanto, é preciso ficar atento aos recheios. Aqueles que levam frutas, por exemplo, não devem ser armazenados por muito tempo. Além disso, evite congelar pães com recheios que contém amido de milho. Tirando essas exceções, guarde os pães em saquinhos e congele. 

Foto: Clarissa Carbungco

PÃO CASEIRO

TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO CONGELADO: 2 A 3 MESES

Muitas pessoas tem se aventurado na cozinha e feito seu próprio pão! Inclusive, até compartilhamos por aqui os segredos para o pão caseiro perfeito. E, se você quer guardar algumas porções do seu pãozinho, o esquema é o mesmo dos outros pães. Guarde em um saco plástico fechado e sem ar dentro. 

Para comer ele bem fresquinho, basta deixar descongelando fora da geladeira e depois esquentar em forno pré-aquecido, assim como o pão francês! 

Foto: Jennifer Burk

MASSA DE PÃO

TEMPO MÉDIO DE DURAÇÃO CONGELADO: 1 A 2 MESES

Se você faz parte da turma que ama fazer pão caseiro, saiba que também é possível congelar a massa ainda crua. Para evitar que haja problemas futuros com seu crescimento, espere o tempo normal até que o fermento aja. Depois, embale em um plástico filme untado, guarde dentro de um pote ou saco plástico e congele. 

Outra opção é congelar o pão pré-assado. Leve para assar apenas para ele ganhar estrutura e finalizar a ação do fermento. Em seguida, espere esfriar, guarde em um saquinho plástico e congele. 

Se você decidir congelar a massa, em ambos os casos, acrescente ⅓ a mais de fermento do que o pedido na receita. Assim, você garante que ele irá funcionar normalmente 😉

Foto: Tijana Drinic

***

Espero que essas dicas tirem suas dúvidas! E se tiverem mais alguma sugestão que possa ajudar outras pessoas, compartilhe nos comentários.