Deixar de consumir açúcar definitivamente não é uma tarefa fácil. No entanto, existem muitas alternativas naturais para fugir do ingrediente. Algumas delas podem ser feitas até mesmo em casa, já que são extraídas de produtos naturais!

Eu sei que parece algo difícil de ser colocado em prática, mas substituir o açúcar da sua alimentação não é um bicho de sete cabeças. Inclusive, esse foi tema de um dos meus vídeos do canal – o desafio de ficar 30 dias sem açúcar! Para ajudar quem também quer enfrentar essa jornada, vou compartilhar sete tipos de adoçantes naturais para deixar a vida de vocês mais doce (e saudável)!

Mel

Foto: Danika Perkinson

Uma das opções mais usadas para adoçar doces e bebidas é o mel. Além de ser um adoçante mais saudável, o produto é repleto de nutrientes. Ele é ótimo para fortalecer o sistema imunológico, por exemplo, já que possui ferro e cálcio. Funciona até mesmo como um antibiótico natural!

A única coisa que precisa ser mais levada em consideração antes de usar o mel é o sabor do ingrediente. Por ter um gosto muito característico, ele divide opiniões. Há quem ame, mas há também quem não curte tanto. Se você fizer parte do grupo que adora mel, aproveite para fazer uma receita incrível de bolo de mel!

Melado de cana

Foto: Sonja Langford

Formado a partir da evaporação da água do caldo de cana, o melaço é um adoçante natural com um sabor bem marcante. Caso você queira saber como fazer melado de cana, saiba que o processo é um pouco complicado. O caldo precisa ferver por um bom tempo e mexido constantemente. Sendo assim, é mais fácil e prático comprar o produto já pronto.

O sabor do melado é similar ao do açúcar mascavo, podendo ser usado até mesmo para dar liga em massas de torta. Ah, e o melado combina super bem com uma boa granola. Para pessoas com diabetes e doenças renais, substituir o açúcar com o melaço não é uma boa ideia. O ingrediente possui um alto teor de calorias, mesmo sendo rico em vitaminas – utilize-o com cautela!

Tâmara

Foto: Ella Olsson

A tâmara é uma frutinha tradicional da região do Oriente Médio, mas que acabou se espalhando por vários cantos do mundo. Entre seus principais benefícios estão o alto nível de fibras e os variados minerais, como o potássio e o ferro.

Antes de acrescentar o ingrediente nas receitas, deixe as frutinhas de molho por mais ou menos 15 minutos para ela ficar mais molinha e hidratada. Depois, triture com um pouco de água até formar uma pasta. A regrinha do sucesso é: duas colheres de sopa da pasta para cada uma colher de sopa de açúcar comum. Prometo que você usar as tâmaras para adoçar seus bolos e sobremesas sem medo!

Stevia

Foto: Nutrition Stripped

Quem aí já ouviu falar de stevia? Esse tipo de adoçante natural é obtido por meio de uma planta de origem paraguaia, também chamada Stevia. Ele costuma ser vendido na forma de pó ou em gotas e adoça até mesmo mais do que o açúcar tradicional. Para quem pretende melhorar a digestão, essa alternativa é maravilhosa.

Diferentemente do melaço, o adoçante de stevia praticamente não tem teor calórico. Ele pode ser utilizado em qualquer tipo de doce, desde bolos e biscoitos até outros que precisam passar por temperaturas super altas. Ah, e o ingrediente é encontrado em duas versões: em pó e líquida. Ao meu ver, a líquida acaba sendo um pouco mais prática.

Xarope de batata-yacon

Foto: Burrata And Bubbles

Para regular os níveis de açúcar do sangue, aposte no xarope de batata-yacon! Esse tipo de tubérculo se parece com uma batata e é tradicional da Cordilheira dos Andes. Ele também ajuda a emagrecer, já que possui substâncias benéficas para o nosso fluxo intestinal. Inclusive, o sistema imunológico também sai no lucro com o uso desse adoçante.

O único problema em relação à esse produto é que ele é carinho. Para encontrá-lo, tente ir nas lojas de produtos naturais da sua cidade.

Frutas

Receita completa

Nada melhor do que deixar nossa vida mais doce com frutas! Além da tâmara, outras opções como a uva, o figo, a banana e a cereja também são super adocicadas. A melhor maneira de usar frutas nas receitas é em forma de geleia, como as de cereja ou de figo.

Outra opção de produto natural utilizado como adoçante é o açúcar de coco. Ele é feito com o néctar da fruta, que evapora e fica com uma textura similar a do açúcar comum. O sabor dele é bem neutro e não lembra o coco, caso alguém aqui não goste. Por ainda ser pouco fabricado, ele é um pouco carinho. Mesmo assim, acredito que valha a pena investir o dinheiro.

Baunilha

Receita completa

Apesar de não ser um ingrediente tão docinho, a baunilha também funciona como substituto do açúcar. O ideal é usá-la na forma de extrato de baunilha, contando com um sabor e aroma mais concentrado. Poucas gotinhas do produto já transformam a sobremesa e a bebida.

OBS: evite usar a essência de baunilha, que é uma versão mais industrializada. Além disso, a essência tem nos componentes a adição de aromatizantes artificiais.

***

Aproveitando o clima de substituições, comece a usar também algum tipo de leite vegetal em suas receitas. Eles são extremamente nutritivos e cumprem a mesma função do leite de origem animal 😉