O creme de manteiga é uma das coberturas mais clássicas para bolos. Além de ser um pouco mais resistente ao calor, ela tem um sabor diferenciado e textura super untuosa. Há quem ame e há quem odeie, mas é inegável que sobremesas com essa finalização são maravilhosas.

Geralmente, quando preparamos uma cobertura de creme de manteiga “clássica”, a base dela é preparada com merengue suíço. No entanto, existem outras variações do creme e é sobre isso que iremos falar agora!

Creme de manteiga americano

Foto: Cooking Classy

O creme de manteiga americano é um dos mais comuns tanto para coberturas como também para recheios. O interessante dessa versão é que ela não tem nenhuma parte cozida. Ou seja, é só bater a manteiga em temperatura ambiente com açúcar impalpável e extrato de baunilha.

Como esse creme não leva outros ingredientes mais densos, ele acaba sendo mais doce e mais untuoso. De qualquer forma, é um dos mais usados por ser fácil de ser preparado.

Creme de manteiga suíço

Receita completa

O nosso queridinho da lista! O creme de manteiga suíço é feito com base no merengue. Para isso, as claras e o açúcar são batidos em banho-maria e depois acrescentadas à manteiga também já batida.

Aqui, é importante lembrar que é fundamental bater bem a manteiga antes de misturá-la com o merengue. Isso, porque o sabor forte da manteiga que muitas pessoas reclamam só acontece quando o creme não  é batido o suficiente. Tendo seguido o passo-a-passo correto, você terá uma cobertura aerada e pouco enjoativa 🙂

Creme de manteiga italiano

Foto: Wilton

O creme de manteiga italiano é similar ao suíço, porém com uma única (e grande) diferença. Nesse caso, as claras são batidas, mas o açúcar é colocado em forma de calda quente. Como esse preparo é um pouco mais trabalhoso, as pessoas acabam optando pelas outras versões.

Ah, e não se preocupe caso a cobertura pareça talhada no início. Continue batendo e espere o ponto correto chegar!

Creme de manteiga francês

Foto: The Tough Cookie

O creme de manteiga, surpreendentemente, também pode ser feito com gemas! Para essa versão o açúcar também é colocado em forma de calda, mas ela é acrescentada nas gemas batidas, e não na clara. Por utilizar essa parte do ovo, o creme acaba ficando com uma coloração diferente. Ainda assim, vale a pena testar em casa.

***

E você, tem alguma versão preferida dessa cobertura?