Imagino que muitos de vocês já tiveram que jogar alguma fruta fora por ter deixado ela estragar, certo? Além do amadurecimento, a forma de armazenar os ingredientes também interfere diretamente na durabilidade deles. Sendo assim, selecionamos algumas dicas práticas e super simples para guardar as frutas da melhor forma possível 😉

Evite lavar as frutas 

morango
Foto: Danielle MacInnes

Lavar as frutas antes de levá-las para a geladeira pode ser super prejudicial para a sua conservação. Por isso, sempre evite fazer isso. Produtos naturais como esse costumam ter uma camada de proteção própria da fruta, protegendo o alimento de bactérias e outras exposições externas. O mesmo vale para os ovos, por exemplo, como já explicamos em outro post para vocês.

Quem ainda assim prefere lavar as frutas pode utilizar uma mistura de água com vinagre. No entanto, não esfregue as mãos nas frutas ou algo do tipo. Coloque-as de molho por alguns minutos e depois deixe secar bem antes de guardar.

Cuidado com o gás etileno

Foto: Ioana Cristiana

Enquanto amadurecem, as frutas soltam um gás natural chamado etileno. Embora ele não tenha cheiro, o gás afeta o amadurecimento das frutas que estiverem ao redor. A banana, por exemplo, é um dos maiores produtores de etileno.

Notar a ação do gás etileno é bem simples: basta deixar um cacho de uva próximo de bananas maduras. Você irá perceber que elas irão amadurecer muito mais rápido! Ah, e no caso das bananas, é recomendado que elas sejam tiradas do cacho. Para proteger as pontinhas da fruta, cubra cada uma delas com plástico filme.

Geladeira

Foto: amoon ra

É super comum guardar as frutas dentro da geladeira. Porém, é preciso saber exatamente onde armazená-las. Vamos usar o exemplo do ovo outra vez. Quem leu o post sobre conservação dos ovos sabe que eles não podem ficar na porta da geladeira. Essa região do eletrodoméstico varia muito de temperatura, fazendo com que o ingrediente dure menos.

No caso das frutas, elas devem ficar na parte inferior da geladeira. De preferência, acima do gaveteiro para guardar os legumes. É nessa região que a temperatura está adequada para o armazenamento da fruta, sem estar gelada demais!

Embalagem

Foto: Roberta Sorge

O uso de potes de plástico para guardar alimentos é quase automático. Mas, o armazenamento em potes de vidro é o ideal. Isso porque o plástico solta substâncias que não são boas para a nossa saúde. Pensando nisso, procure sempre usar os recipientes de vidro!

Além disso, usar filme plástico e papel alumínio são outras duas formas de manter as frutas conservadas. Só tome cuidado para embrulhar as frutas bem sequinhas, de forma que elas não criem mofo.

Frutas maduras e verdes

Foto: NordWood Themes

Por último, mas não menos importante, uma solução bem simples para aumentar a durabilidade das frutas. Misturar em uma fruteira (ou dentro da própria geladeira) frutas verdes com aquelas mais maduras fará com que o tempo de amadurecimento delas fique mais equilibrado. A única ressalva é colocar frutas da mesma espécie juntas, sem misturá-las!

***

Quem aí já seguia pelo menos uma dessas dicas? Contem para a gente aqui embaixo!