Apesar de bolos mais simples serem deliciosos, aqueles com cobertura sempre ganham nosso coração. E, quando caprichamos em caldas beeem chocolatudas, o resultado é ainda melhor. Fica quase impossível resistir a um pedacinho do doce!

Então, para quem está procurando diferentes opções de cobertura de chocolate, aqui vai uma seleção com sete alternativas! Das mais clássicas às mais modernas, tem sugestão para todos os gostos!

BRIGADEIRO 

Impossível não começar a lista com o clássico brigadeiro. Esse é, definitivamente, um dos doces mais versáteis da gastronomia brasileira – e é uma das nossas coberturas de bolo preferidas. Quem aí também ama? 

Receita completa

receitas com brigadeiro

GLAÇAGEM DE CHOCOLATE

Quem for mais ousado e quiser testar um tipo de calda nova pode apostar na glaçagem. O efeito brilhante deixado na superfície da sobremesa é inconfundível, sem deixar o sabor do chocolate de lado. 

Receita completa

GANACHE

Assim como o brigadeiro, ganache já pode ser considerada uma cobertura super tradicional para bolos – além de render ótimos recheios. Para não ter erro na hora do preparo, é sempre importante ficar atento às proporções. Vamos deixar aqui três opções para você testar na sua casa:

Ganache bem cremosa

Ganache mais consistente

Ganache cremosa com rum

CALDA DE CHOCOLATE COM LEITE

Se você está em busca de uma cobertura mais rala, dessas que deixam o bolo bem molhadinho, essa é a melhor opção. Ela funciona super bem também como calda para acompanhar o sorvete, principalmente se servida ainda quente 😉

Receita completa

Foto: Mastercook

CREME DE MANTEIGA COM CHOCOLATE

Untuosidade é o lema do creme de manteiga! Por ter uma textura um pouco mais gordurosa, há quem ame ou odeie. O segredo para que a cobertura não fique com o sabor da manteiga forte é bater muito bem, até que ela fique bem fofa e quase branca. Somente depois acrescente os outros ingredientes. 

Receita completa

CHOCOLATE E SÓ CHOCOLATE

Essa opção é a ideal para quem procura simplicidade e praticidade. Com apenas três ingredientes e alguns minutinhos no fogo você prepara uma calda de chocolate brilhante e cheia de sabor! 

Receita completa

CREME DE MASCARPONE COM CHOCOLATE

Por último, mas não menos importante, uma cobertura de chocolate diferentona! Nessa receita usamos chocolate branco e pedacinhos de biscoitos para dar crocância à textura, mas você pode aproveitar a base e usar chocolate ao leite, amargo… É só usar a criatividade e manter as medidas 🙂

Receita completa

***

Qual cobertura de chocolate é a sua preferida? Depois compartilha aqui com a gente!