Quando alguém fala de bolo de cenoura para quem é brasileiro, a primeira imagem que vem na cabeça é aquela sobremesa laranjinha, acompanhada por uma deliciosa cobertura de chocolate. No entanto, os americanos conhecem uma versão bem diferente desse doce, tanto de aparência como também de sabor e textura!

Pensando nisso, decidi comentar as principais diferenças entre essas duas delícias. Quem aí adivinha quais são?

BOLO DE CENOURA BRASILEIRO

bolo de cenoura

O nosso bolo de cenoura tradicional não tem muito segredo. Aqui, a praticidade é a palavra-chave para o sucesso e por isso batemos tudo no liquidificador – inclusive a cenoura! Esse método de processar todos os ingredientes faz com que a massa ganhe a coloração alaranjada, marca registrada da nossa receita.

Cenoura, farinha, óleo, ovos, açúcar e fermento são a base para a massa, sendo que a cobertura costuma variar entre brigadeiro, calda de chocolate mais açucarada, ganache… essa parte fica a gosto do freguês, desde que tenha o chocolate!

A textura é fofa e desmancha a cada garfada, com o equilíbrio perfeito entre maciez, umidade e sabor. Ah, e se você não consegue acertar o ponto do bolo, pode ficar tranquilo. A gente já compartilhou aqui no site algumas dicas para o preparo da massa, então corre pra ver!

BOLO DE CENOURA AMERICANO

bolo de cenoura americano
Foto: Styles Sweet

Canela, noz moscada, gengibre em pó, açúcar mascavo, nozes… Esses são alguns dos ingredientes que fazem do bolo de cenoura americano um doce tão diferente do nosso. Além dessas especiarias, a cenoura é colocada na massa ralada. Ou seja, a cor laranja que tanto conhecemos não é presente nessa versão.

Por causa das nozes e da cenoura ralada, a textura desse bolo acaba sendo bem diferente da nossa, tendo nuances maiores de texturas. Além disso, a massa costuma ficar mais pesada, quase como um bolinho de banana.

Outro detalhe que também faz toda a diferença é a cobertura! Enquanto a nossa é bem chocolatuda, a americana é mais láctea. Isso porque a base dela é feita com creme de leite e cream cheese.

***
E aí, qual dessas receitas você prefere? Confesso que sou apaixonada pela nossa versão mesmo 😉