7-receitas-com-ganache-ickfd

O ganache é mais uma invenção maravilhosa dos confeiteiros franceses. Nas proporções certas, chocolate derretido e algum líquido se transformam num creme que dá vontade de comer até a última colherada. Talvez você esteja se perguntando como é possível misturar chocolate e outro líquido que não seja o creme de leite (seja ele fresco ou de caixinha), mas a verdade é que dá certo sim!

Além de se tornar cremoso, o chocolate ganha um sabor extra se combinado com sucos, chás e até mesmo vinho. Tudo, claro, na proporção certa e com ingredientes que combinem entre si. O chocolate branco, por exemplo, se transforma num ganache maravilhoso com suco de maracujá (a receita completa você confere ao fim do post).

SONY DSC

Quando falamos em “proporção certa”, há muito o que se considerar. Você deseja um ganache mais fluido ou mais espesso? As quantidades exatas de chocolate e líquido vão depender do objetivo da receita, mas esta é uma informação que você precisa saber:

  • Se o chocolate contiver menos sólidos de cacau e mais gordura (manteiga de cacau), a quantidade de creme de leite será menor. É o caso do chocolate ao leite e do chocolate branco. Por outro lado, se o chocolate for amargo (ou seja, contiver mais sólidos de cacau em sua composição), será preciso acrescentar mais gordura (creme de leite) para obter um ganache cremoso.

O ganache tradicional é feito com creme de leite fresco (ou nata), mas um toque de manteiga, mel ou glucose de milho dão um brilho extra ao preparo. Nas receitas a seguir, você vai conferir sete maneiras diferentes de usar este creme dos deuses:

NO FONDUE

Para que o chocolate fique mais fluido na hora de mergulhar pedacinhos de bolo ou frutas, este ganache contém mais líquidos (e um toque irresistível de conhaque pra aquecer qualquer um no inverno). Vem, frio!

Receita completa

bolo-de-limao-danielle-noce-fondue-de-chocolate-ickfd***

EM CREPES E PANQUECAS

De vez em quando vale a pena trocar o mel por ganache de chocolate para acompanhar panquecas fofíssimas no café da manhã, né?

Receitas de crepes e panquecas

panquecas-com-chocolate-zerrin-giverecipe-ickfdFoto: Zerrin – Give Recipe
***

NA COBERTURA DE BOLOS (E TAMBÉM NO RECHEIO!)

Você vai se surpreender com a suavidade desse ganache. Sabe aquela sensação quando o chocolate derrete assim que toca a língua? Então, isso fica melhor ainda quando é junto com bolo!

Receita completa

receita-como-fazer-bolo-devils-food-cake-chocolate-cobertura-ganahce-ickfd-6
***

NA COBERTURA DE CUPCAKES

Para obter uma cobertura firme sem precisar fazer um creme de manteiga (buttercream), a dica aqui é colocar a tigela de metal da batedeira junto com os batedores no congelador. Depois, quando o ganache estiver completamente frio (o que leva cerca de uma hora), basta transferi-lo para a tigela gelada.

Bata em velocidade média/alta até que o ganache mude de cor – o tom escuro vai clarear e a textura vai ficar bem aerado (aproximadamente 2 a 5 minutos). Pronto! Hora de decorar o cupcake ;D

Se você preferir uma cobertura mais espessa e intensa, não precisa fazer esse processo. Basta esperar que o ganache esfrie por completo, depois é só colocar no saco de confeitar.

Receita completa

SONY DSC***

NO RECHEIO DE TORTAS

Sim, sim e sim! Na proporção certa de chocolate e creme de leite fresco, é possível fazer um recheio consistente e inesquecível. Tem duas opções de tortas aqui pra você ver:

Torta Oreo

receita-torta-oreo-dani-noce-2*

Torta de Chocolate com Caramelo Salgado

torta-chocolate-caramelo-salgado-ganache-avela-negresco-oreo-danielle-noce-ickfd-8***

NO SORVETE

E com petit gâteau, morangos picados e tudo de bom a que você tem direito nessa vida. Dá uma olhada nessa maravilha:

Receita completa

grand-gateau-paris6-dani-noce-sorvete-leite-condensado-2***

NA MOUSSE

Que também pode se transformar em picolé! Nesta receita, o ganache foi feito com chocolate branco e suco concentrado de maracujá. Depois, o picolé foi montado em camadas de ganache/mousse de maracujá, sorvete de morango e farofa de paçoca. Posso ouvir seu estômago roncando daqui ;P

Receita completa

receita-como-fazer-picole-em-camadas-maracuja-morango-dani-danielle-noce-7
***

Por qual delas você vai começar? ;D