Algumas sobremesas já nos conquistam só de olharmos para elas, e a decoração é responsável por boa parte desse apelo todo. Aquela clássica cobertura de chocolate, por exemplo, já enche os olhos de quem ama o ingrediente e sempre espera por bolos beeem chocolatudos quando vai a alguma festa. Mas, se deixarmos a criatividade fluir, dá pra ir muito além de uma simples ganache – mesmo com poucos ingredientes em casa. 

Então, se o seu objetivo é deixar o bolo lindo e fazer a galera ficar com água na boca, é só escolher entre uma dessas opções de decoração abaixo. Vale lembrar que a parte interna do bolo também pode ser surpreendente, e seguindo alguns truques bem simples. Confere aqui as ideias: 

Trufas de brigadeiro

Uma das formas mais fáceis de incrementar a decoração do bolo é, definitivamente, usando trufas de brigadeiro. Além de serem deliciosas, elas trazem altura para a sobremesa e contrastam com a superfície lisa da cobertura. Quanto maiores forem, mais interessante fica o resultado, posicionando-as ao redor do bolo! Se preferir, você também pode fazer várias bolinhas pequenas e cobrir toda a parte superior da massa, dando um outro efeito também bonito. 

Cesta de Kit Kat 

Essa decoração já virou um clássico, e a boa notícia é que é super fácil de reproduzir em casa. Será necessário gastar um pouco para comprar todos os pacotinhos de kit kat necessários, mas o resultado fica simplesmente incrível! Para aderir melhor o doce à superfície do bolo, você pode usar um pouquinho de chocolate ao leite derretido. Depois, finalize com uma fita ou barbante colorido. 

Decoração de bolo com caramelo

Esse é um dos preparos mais comuns da confeitaria, e se você está acostumado a fazer doces com certeza já preparou um. Até mesmo quem não tem muita prática na cozinha consegue fazer caramelo, que deixa os bolos lindos quando colocada por cima de uma camada de merengue ou chantilly. Só tome cuidado para não deixar ele queimar, combinado?

Merengue

E por falar em merengue, por que não cobrir toda a superfície do bolo com ele? Caso queira trazer um sabor especial, coco ralado pode fazer toda a diferença. O segredo, aqui, é fazer leves ondinhas com a espátula para criar um efeito interessante, além de dar volume. Por ser uma cobertura feita basicamente com ovos e açúcar, essa é uma das melhores opções para quem não quer comprar muitos ingredientes.

Confeitos no bolo todo

Sim, ele, o granulado! Nem todo mundo gosta desse tipo de decoração por ser bem simples, mas é sim possível torná-la diferente com poucas mudanças. Sabe aquele granulado marrom clássico? Que tal acrescentar um pouco de cor a ele? Você pode até fazer um degradê com a cor, como mostra a foto, e cobrir o bolo inteiro. Complementando a decoração, as trufas de brigadeiro que mencionamos logo no início do texto. 

Confeitos na base do bolo

Seguindo a mesma ideia dos confeitos, você pode colocá-los apenas na base do doce – desde que a cobertura cubra toda a superfície da massa. Além de deixar o bolo com uma aparência delicada, a ideia permite que você brinque com o formato do confeito – bolinha, coração, estrela… 

Confeitos na massa branca

Os confeitos também podem ser usados dentro da massa, dando um efeito super divertido. Para dar certo, é necessário preparar um bolo branco e investir no granulado beeem colorido. Se tem bolo mais festivo que esse eu desconheço! 

Degradê de chocolate na massa

O que acha da ideia de surpreender o pessoal com a parte interna do seu bolo? Para conseguir esse efeito, basta mudar a quantia de chocolate colocada em cada camada do bolo. Vale até incrementar a massa com canela e café, por exemplo. Se gostou da sugestão, recomendo dar uma olhada na receita do bolo capuccino

Degradê de chocolate na cobertura

O degradê de cores também pode se estender para a parte de fora do doce, sendo que o efeito fica por conta do chocolate misturado no merengue ou chantilly. Para ver a técnica desse feito, é só apertar aqui. Se você tiver corante comestível em casa, também é possível fazer uma versão colorida do degradê, como ensinei no bolo de morango trufado

Foto: Yoga Of Cooking

Decoração de bolo com suspiro

Por fim, outra delícia muuuito comum e fácil de preparar. Os suspiros levam ingredientes básicos como ovos, açúcar, limão e, se quiser, corante. Além da receita ser simples, o bolo fica uma graça com essas delícias por cima. Vale colocar os suspiros espaçados ou cobrir todo o topo do bolo – você que escolhe 😉

Foto: The Kitchn

***

E então, qual dessas ideias você mais gosta? Me conta aqui qual a sua preferida!