Uma das coisas mais difíceis pra gente que gosta de caprichar na decoração e apresentação de uma receita é a hora de cortar pra servir, não é? Acho que esse é um dos motivos pelos quais a gente gosta tanto de tirar fotos de comidinhas, pra sentir menos pena na hora de destruir tudo. E aí já que a gente não pode compartilhar com todos o sabor daquele docinho, podemos mostrar pra todo mundo como ele ficou lindo!

O meu lema é que a gente deve caprichar tanto na foto quanto caprichamos na preparação, pra não desvalorizar nenhum detalhe. E tirar foto de tudo! Até daquele brigadeiro de colher despretensioso, que era pra ser só uma companhia num dia carente.

Assim como a cozinha, a fotografia também tem uns truquezinhos, que podem ajudar a deixar nossa foto caseira com cara de Pinterest.

O item principal e que a gente mais deve investir numa foto é a iluminação. Ouso dizer que uma boa iluminação é até mais importante que uma boa câmera.

Não precisamos de vários spots de luz pra iluminar uma foto quando temos a melhor fonte de luz do universo de graça todos os dias no nosso quintal: o sol. O problema do sol é que ele é só um, e ter só uma fonte de luz faz só um lado do seu bolinho ficar mais iluminado e causar muita sombra do outro lado. Ou seja, as partes claras da foto ficam claras demais e as partes escuras ficam escuras demais. Esse contraste muito grande na iluminação pode fazer seu doce perder aquela textura bonita na foto, ou esconder os detalhes na claridade ou na escuridão.

O truque pra resolver esse problema é bem mais simples do que pode parecer. Podemos usar a luz do sol dos dois lados do nosso objeto apenas refletindo ela. E pra fazer isso um simples pedaço de isopor branco basta (ou então aqueles protetores de colocar no carro nos dias de sol, sabe? Aqueles prateados. Também funcionam). Assim:

refletor-caseiro-foodstyling-ickfd-catia-farias2

É só ver a altura em que o sol tá e fazer um ângulo mais ou menos de uns 60 graus entre ele e os objetos da sua foto.

A diferença que faz é bem visível:

refletor-caseiro-foodstyling-ickfd-catia-farias1

Assim, as sombras ficam mais suaves e a câmera vai registrar melhor todos os detalhes da sua obra :).

refletor-caseiro-foodstyling-ickfd-catia-farias3