Para quem gosta de aprender muito sobre história, sociedade e cultura de outros países, as séries documentais sobre gastronomia são excelentes opções. Além de entreter e divertir, elas conseguem trazer junto curiosidades e muitas informações importantes sobre a produção, origem dos alimentos, algumas receitas e principalmente: histórias

Existe uma infinidade de opções nos catálogos de streaming para assistir e às vezes podemos ficar confusos por onde começar. Então, separamos uma lista com 11 opções somente com as séries documentais sobre gastronomia disponíveis no catálogo da Netflix* e melhores avaliadas no IMDb**, uma das grandes plataformas que une avaliações sobre as produções cinematográficas. 

*A disponibilidade no catálogo da Netflix foi conferida em maio de 2020.

**As notas em cada subtítulo foram coletadas em maio de 2020 no site do IMDb.

Chef’s Table (8,6/10)

Não precisa nem falar muito sobre Chef’s Table, não é? A séria é uma referência quando falamos de produções cinematográficas e gastronomia. A produção já recebeu indicações ao Emmy, está no ar desde 2015 e é a mais assistida de todas.

Foto: Divulgação/Netflix

Para além das qualificações, a série traz episódios que contam e acompanham a rotina de chefs renomados pelo mundo inteiro. Mostram como chegaram onde estão, seus sucessos, fracassos, o que pensam… Tudo! E claro, tem muitos pratos famosos que dão água na boca acompanhados de uma fotografia linda.

Para assistir, clique aqui.

The Chef Show (8,2/10)

The Chef Show reúne uma experiência um tanto curiosa. Jon Favreau, quem protagoniza a série, foi quem dirigiu muitos filmes famosos da Marvel e aqui cozinha para outras celebridades, atores, atrizes e mostra que além de diretor é um ótimo chef de cozinha.

Foto: Divulgação/Netflix

O mais interessante é que tudo começou depois que Jon dirigiu um filme que conta a história de um outro chef, Carl, que migra dos restaurantes chiques para os food trucks.

Para assistir, clique qui.

Somebody Feed Phil (8,1/10)

Quase que um vlogueiro de viagem da Netflix, Philip Rosenthal é um escritor que decidiu viajar o mundo para conhecer outras gastronomias e chefs de cozinha. E claro, de uma forma muito descontraída e – digamos – bastante simpática.

Foto: Divulgação/Netflix

O melhor é que o protagonista da série não se atém apenas a comida ou gastronomia, também se envolve com outras faces das culturas que conhece, visitando lugares, dançando…

Para assistir, clique qui.

Cooked (8,1/10)

Essa série é baseada em um livro de Michael Pollan: “Cozinha, uma história natural de transformação”, que faz o trabalho de comunicar que a alimentação está muito além do sabor. Portanto, essa série sobre gastronomia tem como função nos conscientizar sobre o que comemos.

Foto: Divulgação/Netflix

O mais curioso é que tudo se pauta na relação dos alimentos com os quatro elementos, principalmente: água, terra, ar e fogo. Assim, também desmistifica e questiona o que sabemos ou pensamos saber sobre gastronomia, indústria etc.

Para assistir, clique aqui.

Street food (8,0/10)

Esta série é focada basicamente em comida de rua. Vale lembrar que esse movimento cresceu com mais força nos países asiáticos, portanto, muito do que você vai assistir por aqui é sobre esse tipo de culinária, cultura e sabores.

Foto: Divulgação/Netflix

Para não ter defeito: é dos mesmos criadores de Chef’s Table e também já estão programadas outras temporadas com comidas de rua de outros continentes!

Para assistir, clique aqui.

Na Rota do Taco (7,8/10)

Essa série já entrega o conteúdo pelo nome, afinal, é sobre comida mexicana e mais precisamente sobre tacos! A ideia central é homenagear a cultura e tradição do país com tantas iguarias culinárias apimentadas. 

Foto: Divulgação/Netflix

O melhor de tudo é que – pasmem – os episódios são narrados pelos próprios tacos. Sim, eles ganham personalidades e se auto apresentam e contam sua própria história. Curioso e divertido, não?

Para assistir, clique aqui.

Ugly Delicious (7,8/10)

Ugly Delicious é apresentado por David Chang, um dos chefs de cozinha mais renomados de Nova York. O talentoso descendente de sul-coreanos tem “apenas” 17 estabelecimentos e um deles, o Momofuku, é premiado com duas estrelas pelo Guia Michelin. 

Foto: Divulgação/Netflix

A série consiste no estrelado chef saindo para comer em restaurantes simples e comuns, com receitas feitas por familiares e vendidas na rua. Assim, passando por muitos lugares, a série conta histórias, questiona padrões da sociedade e nos apresenta muita cultura.

Para assistir, clique aqui.

Sal, gordura, acidez e calor (7,7/10)

Já falamos uma série que fala dos quatro elementos da vida, mas aqui eles são outros. Sal, gordura, acidez e calor dão nome a essa série sobre gastronomia que é baseada em um livro com o mesmo nome. A chef iraniano-americana, Samin Nosrat traz, em quatro episódios, receitas e informações para cada uma das palavras.

Foto: Divulgação/Netflix

Quem participa junto é a sua mãe, que divide o espaço na cozinha em diferentes países. Elas passam e dedicam o tempo para explicar técnicas e preparos para o domínio desses elementos. 

Para assistir, clique aqui.

Cozinhando com Nadiya (7,3/10)

Nadiya Hussain é a vencedora da sexta temporada de The Great British Bake Off e participa de vários programas e outras produções de culinária. Nesta série, ela traz receitas fáceis, rápidas e deliciosas de fazer. Do jeito que a gente gosta, não?

Foto: Divulgação/Netflix

Aqui no Brasil ela não é muito conhecida, mas no Reino Unido é muito famosa. Além dos programas de TV, escreve para colunas e é autora de algumas publicações. 

Para assistir, clique aqui.

A origem do sabor (7,6/10)

A origem do sabor faz jus ao nome durante os episódios. A série trata de mostrar o preparo de receitas na China e vai muito além da cozinha. Os episódios mostram diferentes países e detalham processos que os alimentos passam até chegar à mesa. 

Foto: Divulgação/Netflix

O objetivo é fazer com o que o espectador entenda melhor a produção dos alimentos e possa compreender a gastronomia com mais respeito e sabedoria, como uma filosofia.

Para assistir, clique aqui.

Restaurantes em risco (6,6/10)

O último, nessa lista de 11 séries documentais, trata de um programa que procura estabelecimentos que estão na corda bamba, correndo o risco de fecharem as portas e recebem três especialistas em gastronomia e design para tentar salvá-los.

Foto: Divulgação/Netflix

Aqui não se fala apenas de gastronomia, mas também de empreendedorismo, decoração, atendimento ao cliente… São todos os aspectos necessários para manter um negócio de pé. Em conjunto, os episódios também mostram a cultura da cidade e outras informações sobre a região de cada estabelecimento.

Para assistir, clique aqui.

[BÔNUS] Midnight Diner: Tokyo Stories (8.4/10)

Este colocamos como bônus, afinal, não trata exatamente de uma das séries sobre gastronomia. Por outro lado, tem uma das melhores notas da lista no IMDb e acontece dentro de um restaurante e comandado por um chef de cozinha.

Foto: Divulgação/Netflix

Midnight Diner é a adaptação de um mangá chamado Shinya Shokudō, onde tudo se passa dentro de um restaurante que funciona da meia-noite até as 7 da manhã. O atendente e chef escuta as histórias e problemas das pessoas, cozinha pratos de acordo com cada uma delas e trata de alimentar o corpo e alma dos clientes. É lindo, não?

Para assistir, clique aqui.

***

É muita série, não? Mas, calma: escolha a que mais te chamou atenção e faz uma listinha com a ordem de prioridade. Vai dar tempo de assistir tudo!