metodos-extracao-cafe-sifao-gregorhofbauer-ickfd

Oi, pessoal!

Ultimamente temos falado bastante sobre métodos de extração por aqui. Nas semanas anteriores falamos do porta-filtros Melitta, da French Press ou prensa francesa e da Moka, aquela cafeteirinha italiana simpática e fácil de usar. Não cheguei nem na metade do guia sobre os métodos e já dá pra dizer que tem café para todos os gostos.

Hoje vamos falar sobre o Sifão e, se assim como eu, você também associa essa palavra àquela mangueira que fica escondida debaixo da pia da cozinha ou do banheiro, hoje é dia de mudarmos nossos conceitos! 😛

metodos-extracao-cafe-sifao-sonyayu-ickfdFonte: sonyayu.tumblr.com/foto de topo: flickr.com/gregorhofbauer

Para explicar rapidamente como esse método funciona, posso dizer que a água é colocada no recipiente de baixo e aquecida, enquanto o pó de café e o filtro ficam na parte de cima. Quando a água ferve, a diferença de pressão entre os dois recipientes faz com que a água passe do recipiente de baixo para o de cima (parece mágica mas é ciência, rá). Passado o tempo de infusão, o café é empurrado para baixo pela gravidade e diferença de pressão, passando pelo filtro e saindo bem limpinho do outro lado.

metodos-extracao-de-cafe-sifao-ickfdFonte: ns39.com

Preciso confessar que não tenho experiência com esse método de extração, pois se trata de um equipamento especialmente caro em tempos de dólar a mais de 4 reais. Aliás, se alguém por aí tiver um sifão e quiser me convidar para aprender a usar, o café e a prosa são por minha conta. :))

Em andanças e pesquisas por aí, fui reunindo informações sobre receitas de fontes confiáveis e cheguei a um ponto de partida para preparar café nesse método. Todo e qualquer feedback sobre a receita é bem-vindo, ok? Vamos lá!

Proporção: 66g/l (proporção de aproximadamente 1 parte de café para 15 de água, ou 1:15). Isso quer dizer que para 300ml de água você vai usar 20g de café.

Moagem do café: média a média fina (um pouquinho mais fina que a moagem usada para Melitta, Hario e afins).

Modo de preparo:

  1. Moa o café imediatamente antes de começar a preparar a bebida. Lembre-se de pesá-lo antes do preparo, para poder repetir ou corrigir sua receita numa próxima vez.
  2. Escalde o filtro com água fervendo e encaixe-o na parte superior do sifão, com cuidado para que esteja cobrindo toda a superfície do porta-filtro.
  3. Acrescente a água já fervendo ao recipiente de baixo e coloque-a sobre uma fonte de calor, montando a parte superior do equipamento em seguida. Deixe a água em contato com a correntinha da parte superior por alguns segundos (para que faça algumas bolhas) e termine de encaixar;
  4. Quando a água passar para o recipiente superior, acrescente o café e mexa. O objetivo dessa etapa é saturar o café completamente e por igual para que haja uma extração perfeita. Deixe descansar por 45 segundos e mexa novamente.
  5. Em seguida, tire os recipientes de cima da fonte de calor (com cuidado para não se queimar) e espere que o café desça. Seu café está pronto, mas é recomendável esperar uns 5 minutinhos antes de beber para que esfrie um pouco.

Tempo de preparo: de 3 a 5 minutos

metodos-de-extracao-cafe-sifao-chantellegrady-ickfdFonte: chantellegradyblog.com

Separei um vídeo lá do site do Intelligentsia Coffee Roasters explicando (em inglês) como usar o sifão. O Intelligentsia é um café incrível que tem algumas lojas espalhadas pelos Estados Unidos, e o blog deles também tem vários textos legais sobre café (claro que não tanto quanto os nossos, hehe).

Um abraço e feliz sifão para todos!