julianolamur-cafeemcasa024-bulletproof-coffee-latimes.com

Oi, pessoal!

Nessa época de verão é comum lembrarmos de todas aquelas vezes em que prometemos a nós mesmos fazer mais exercícios, comer menos doces (impossível) e praticar uma série de hábitos saudáveis que deixariam as meninas com um corpo de dar inveja à miss Colômbia (ops, era Filipinas) e os rapazes com os músculos bem definidos – vem comigo, monstro.

Por motivos cósmicos ou de procrastinação, as coisas nem sempre saem como planejamos e é por isso que ultimamente tenho ouvido falar muito em uma receita chamada bulletproof coffee, ou “café à prova de balas”. É sobre ela que vamos falar hoje! 😀

julianolamur-cafeemcasa024-bulletproof-coffee-thefreshexchangeblog.comFonte: thefreshexchangeblog.com – Foto de topo: Al Seib – Los Angeles Times

O bulletproof coffee é basicamente uma mistura de café filtrado com óleo de coco e manteiga. A receita foi “inventada” por Dave Asprey, um empreendedor do Vale do Silício que diz ter encontrado maneiras de “hackear o próprio corpo”. Pois é. Com sua tecnologia baseada em uma dieta que promete fazer qualquer um perder peso e chegar aos resultados que busca praticamente sem exercícios (oi?), Dave desenvolveu produtos e receitas que o fizeram perder 45 kg e aumentar seu QI em 20 pontos (oi?!). Entre os produtos vendidos pelo seu site estão guias nutricionais, rotinas de treino e um café “desenvolvido especialmente para ser livre de toxinas” e aumentar sua performance corporal (que, sinceramente, não me convenceu nem um pouco).

julianolamur-cafeemcasa024-bulletproof-coffee-latimes.com-2Fonte: Al Seib – Los Angeles Times

Acho que nesse ponto todo mundo já deve estar querendo saber: esse café emagrece mesmo? Bom, aí é que a questão fica complicada. A receita tem fundamentação em uma dieta rica no consumo de gorduras saudáveis (mais ou menos como a dieta Paleo), bastante difundida atualmente e que pode mesmo trazer bons resultados. Acontece que ainda não existe nenhum estudo científico que comprove os benefícios do café com manteiga e óleo de coco. Existem pessoas dizendo que é maravilhoso e funciona, e pessoas dizendo que esse café só dá sensação de saciedade, ou nem isso. Há quem diga que o café turbinado é uma bomba calórica e a longo prazo pode aumentar muito os níveis de colesterol, então vá com calma!

Deixo aqui a receita do bulletproof coffee para quem quiser experimentar em casa. O próprio Asprey desafiou quem acha que não funciona a tentar – eu pretendo tentar nos próximos dias!  😉

Ingredientes:

  • 1 xícara de café filtrado;
  • 1 colher de sopa de óleo de coco;
  • 1 a 2 colheres de sopa de manteiga sem sal ou ghee (manteiga clarificada);

Modo de preparo: Com a manteiga em temperatura ambiente, bata tudo no liquidificador ou mixer por 20 a 30 segundos, até que fique com uma consistência cremosa.

julianolamur-cafeemcasa024-bulletproof-coffee-paleoporn.netFonte: paleoporn.net

Particularmente, acho o bulletproof coffee inofensivo e interessante, em especial para quem adora cappuccinos e cafés com leite. Não acredito muito em suas promessas se não for associado à uma alimentação adequada e a treinos regulares, mas essa é a minha opinião. Se você fez essa bebida ou costuma utilizar o método de Dave Asprey, comente aqui embaixo contando suas experiências!

Um abraço e bons cafés!