noivos-festa-casamento-bem-casada-everylastdetail-ickfd

Maio é o mês das noivas e esta coluna não poderia ficar sem um post para celebrar a data, né? Só que hoje o assunto é um pouquinho diferente, como você deve ter visto no título. A Paula Lumi, uma amiga querida e que já fez várias receitas deliciosas aqui no ICKFD, vai casar! Em homenagem a ela e a todas as noivas veganas, reuni algumas inspirações de receitas para quem segue esse estilo de vida. Diferente do vegetarianismo, que é uma dieta completamente sem carne, o veganismo é uma filosofia de vida em que as pessoas buscam excluir todos os produtos de origem animal, seja na alimentação ou no vestuário, mas como essa conversa pode ir longe, resolvi ficar no território seguro dos doces e festas, por hoje :))

Em geral, é bem mais fácil encontrar comidas salgadas que sejam veganas e saborosas. Quando a gente entra no quesito doces, porém, tudo parece mais restrito, pois a base da confeitaria é o leite (e seus derivados, como manteiga, creme de leite, nata e por aí vai) e os ovos. Mas não, não é impossível. Em alguns minutos pesquisando na internet, você vai ver a quantidade incrível de receitas doces completamente livres de ingredientes de origem animal, e muitas delas parecem realmente gostosas.

Aqui vou dar algumas ideias do que você pode servir na mesa de doces e espero aguçar a sua criatividade, porque a natureza nos oferece tanta matéria-prima que dá pra montar um banquete a partir de oleaginosas (só de pensar em qualquer preparação com pistache meus olhos lacrimejam de felicidade) e frutas das mais variadas (tem as mais cremosas, as mais azedinhas, as bem docinhas…).

mesa-de-doces-casamento-stylemepretty-ickfdStyle me Pretty

Pense no chocolate, por exemplo. Escolha uma boa marca que ofereça opções de meio-amargo/amargo e pronto! Você terá chocolates puríssimos, de qualidade e sem traços de leite (nem chegue perto das marcas nacionais – as menos piores, quando esbanjam um rótulo de “chocolate amargo”, contêm leite em todas as variedades de chocolate, infelizmente). A partir daí, o leque de possibilidades se abre para você ter um cardápio cheio de gostosuras veganas. Além disso, quem tem intolerância à lactose, por exemplo, pode se esbanjar nesse tipo de doce! Quer uma dica, pra começo de conversa? É pra já: trufas de frutas secas banhadas no chocolate meio amargo. De quebra, você ganha uma receita com vídeo da Dani ;D

Logo abaixo tem também uma receita de trufas de chocolate sem lactose, da Mari Muniz. Todos os ingredientes não são de origem animal, então é mais uma opção!

trufas frutas secas 2

doces-veganos-trufas-sem-lactose-marimuniz-ickfd

Outra dica de doce que vai fazer os convidados implorarem por mais é o cheesecake. Essa receita é para fazer um grande, mas imagine preparar forminhas pequenas e servir minicheesecakes brûlée com creme de caramelo? Oh my! (psiu, nos ingredientes do caramelo vai mel, mas daí é só usar maple syrup ou agave para uma versão vegana)

doces-veganos-cheesecake-brulee-sem-lactose-marimuniz-ickfd

No Presunto Vegetariano, site da Paula, tem várias receitas de docinhos veganos que combinariam muito bem em uma festa, como o famoso Beijinho, Bombom de Alfarroba, Brigadeiro de Café e o meu preferido: Docinho de Damasco com Coco.

Outra receita que me pareceu de-li-ci-o-sa é esse Ferrero Rocher vegano, da Flávia Schiochet. Você pode dar uma olhada na receita aqui.

bombons-veganos-ferrero-rocher-avela-carlos-urquizar-flavia-schiochet-ickfd

O mais importante, sempre, é testar a receita antes. Experimente cada docinho para ver se conquista o paladar. Às vezes, com um toque aqui, outro ali, você cria outra receita nova e do seu próprio jeito. O melhor de tudo é mostrar para as pessoas que não são veganas (tipo eu, que volta e meia tô me aventurando nessas receitas alternativas) o quão gostoso isso pode ser ;D

Ah, e como estou falando de festa, não posso deixar algumas dicas para as noivas, que precisam pensar no vestido e sapatos com bastante atenção. Nesse site aqui é possível encontrar vários vestidos produzidos por uma estilista vegana, ou seja: os produtos dela seguem sua filosofia de vida. Quanto aos sapatos, essa marca é especializada em sapatos femininos e oferece uma variedade imensa para as noivas (um mais lindo que o outro, vale a pena). Cada par é produzido artesanalmente, o que valoriza a mão de obra local e faz com que cada par seja exclusivo.

*foto do topo: Everylastdetail