Você ama viajar para praias e lugares relaxantes? Pode ter certeza que vai amar Mallorca e Menorca. Essas duas ilhas localizadas no arquipélago das Baleares, na Espanha, têm paisagens simplesmente encantadoras.

Eu e o Paulo fomos para lá em maio desse ano (2017) e já adianto que o mês não foi uma escolha tão boa, mas conto mais para vocês sobre isso em um dos tópicos da listinha de dicas! Então aproveite as recomendações que separei para que a viagem de vocês seja ainda melhor do que a nossa 😉

Hospedagem

Foto: Amoma

Como eu e o Paulo fomos para muitos lugares nas ilhas enquanto viajávamos, nos hospedamos em vários hotéis diferentes. O nosso preferido foi, definitivamente, o Sant Francesc Hotel Singular, em Mallorca. A vista, a decoração, a localização e o serviço do hotel eram incríveis e tornou nossa experiência ainda melhor.

Os hotéis em Menorca são mais simples porque o turismo na ilha ainda não é tão comum – o que é ótimo para quem curte praias mais vazias. Nós ficamos no Art iem Audax que, apesar de não ter nada de tão especial como o Sant Francesc, é bem confortável. A escolha de onde se hospedar na ilha depende basicamente do que você prefere: hotéis mais simples, luxuosos, de rede ou mais típicos da região e por ai vai!

Quando ir

Foto: Hand Luggage Only

Mesmo que tudo esteja mais caro no verão por ser alta temporada, acredito que seja a melhor época para ir. Como eu disse para vocês lá no começo do texto, eu e o Paulo fomos em maio e eu achei a água do mar muito gelada, e quando começava a ventar ficava pior ainda!

Vá nos meses entre julho e setembro para aproveitar bastante o mar maravilhoso de lá e as inúmeras praias das ilhas. Nos outros meses do ano até faz sol, mas as chances de chover são bem maiores.

Como chegar

Foto: Mallorca Catamarans

Uma das opções é ir de avião, fazendo conexão em algum país da Europa antes de pousar na ilha, mas também ir de catamarã ou ferry boat saindo de Valência ou Barcelona. De qualquer forma, você vai precisar parar em algum país do continente europeu antes, pois não há voos diretos para as ilhas saindo do Brasil. Nós fomos de avião, mas a paisagem do trajeto de ferry boat deve ser muito linda também. Só resta a você decidir entre essas opções !

Itens essenciais

Foto: Paulo Cuenca

Sempre é bom estar preparado para tudo, né? Mesmo que você vá no verão, não deixe de levar algumas roupas de frio mais leves. Principalmente nas prais, eu usei bastante um casaquinho porque venta bastante por lá.

Claro que biquínis, chinelos e outras coisas típicas de praia também não podem faltar. Ah, não se esqueça do protetor solar, óculos de sol e roupas e calçados confortáveis para não ter nenhum incômodo durante os passeios 😉

Locomoção pelas ilhas

Foto: Ben Hewitt

Para ir de uma ilha para a outra você pode ir de avião ou também de ferry boat, como eu já falei para vocês. Dentro da ilha de Mallorca a melhor forma de transporte é o carro. Eu e o Paulo fomos para lá em uma Press Trip, então fizemos todos os trajetos com um motorista ou de táxi.

Existem alguns ônibus que levam aos pontos turísticos, mas não é tão fácil quanto se você tiver seu próprio carro. Para alugar um veículo dê uma olhada no  Sixt Rent a Car e na  Hertz. Você também pode alugar o carro no aeroporto, mas não tem como garantir que haverão opções baratas disponíveis. Tente alugar o carro com antecedência para não ter que pagar um preço muito alto pelo aluguel, ok?

Já em Menorca, confesso que fiquei morrendo de vontade de alugar uma Vespinha. Motos, em geral, são bem comuns por lá, viu? Como a ilha é menorzinha e mais tranquila, acho que é uma boa opção para os passeios.

Alimentação

Foto: Yulia Kotina

As ilhas têm várias comidas típicas e a maioria dos lugares que fomos tinham temperos deliciosos. Infelizmente, não existe muita variedade para vegetarianos: eles normalmente servem algum grelhado de legumes. Outra ótima opção para os vegetarianos é o Tumbet, uma “lasanha” feita com legumes em camada e é super saborosa.

Em todo restaurante você muito provavelmente irá encontrar azeitonas verdes e um pão como acompanhamento. Essa dupla é deliciosa e se completam, eu e o Paulo amamos! Além disso é muito comum nos cardápios a sobrasada, que é como um chouriço. Apesar de não ter nenhuma comida completamente diferente do que estamos acostumados, as coisas são bem gostosas, então aproveite para experimentar os pratos típicos da região.

Caso você tenha ficado interessado em saber mais sobre a gastronomia deles, eu contei mais detalhadamente sobre outros pratos bem famosos da região neste post 😉

Praias de Mallorca

Foto: Paulo Cuenca

Já pensou em ir numa praia nudista? Em Mallorca existem várias delas e eu e Paulo fomos em uma chamada Punta des Grells, em Palma. A experiência é bem engraçada e divertida, e pode ficar tranquilo quanto a fotos e vídeos porque isso não é permitido em praias desse tipo!

O canyon Torrent de Pareis também é uma atração imperdível. É um dos lugares mais lindos da ilha e você chega lá através da estrada de Sa Calobra. É surreal o quanto a água é transparente, juro! Outra praia incrível e que merece uma visita é a Praia de Formentor em Port de Pollença. A água é bem gelada, mas a paisagem é deslumbrante. 

Pontos imperdíveis em Mallorca

Foto: Paulo Cuenca

Além das praias, existem várias outras opções de coisas para se fazer dentro da ilha, então vou citar as minhas preferidas para vocês. Fomos até La Foradada, um mirante para ver o Mar Mediterrâneo – eu nem sei como descrever o quão linda era a vista. Sou suspeita para falar porque amo paisagens naturais, mas era muito incrível mesmo!

Os habitantes de Mallorca e Menorca são muito talentosos quanto à processos artesanais, então visitamos uma fábrica de um tecido que é típico de lá, chamado Telas de Lenguas. Também visitamos uma fazenda produtora de vinhos em Pollença e foi super interessante entender o processo e como armazenam as bebidas.

Para quem gosta de arquitetura, a Catedral de Palma de Mallorca é parada obrigatória! Para vocês terem uma ideia, ela demorou 300 anos para ser construída. Nossa dica para você é ir até lá de manhã, porque a luz entra pelos vitrais e ilumina todo o ambiente. 

Existem várias outras opções de passeios nessa região que saem do comum, então se você gosta de ter experiências ainda mais diferentes é só ler este post 😉

Praias de Menorca

Foto: Paulo Cuenca

As praias de Menorca são ainda mais lindas do que as de Mallorca, dá para acreditar? A costa da ilha tem 132 praias, mais até mesmo do que Ibiza e Maiorca juntas. Diferente da costa de Mallorca, cheia de montanhas, Menorca é mais plana e cercada apenas com algumas pedras e rochas. Como são muitas praias, elas acabam sendo menores, então é muito aconchegante e seguro.

Cala Macarelleta foi uma das minhas praias preferidas. Eu e o Paulo passeamos de barco e eu fiquei ainda mais encantada com o lugar. A água é muito clarinha e algumas partes com tons escuros ficam daquele jeito por causa de uma planta marítima. No lado norte da ilha, a principal característica das praias de lá é a areia avermelhada e mais densa. Nós visitamos a Playa de Cavalleria e adoramos o lugar.

Já fiz um post falando sobre outras praias de Menorca, se você quiser ler é só clicar aqui!

Pontos imperdíveis em Menorca

Foto: @collagevintage

Assim como em Maiorca, os moradores da ilha são super talentosos para artesanato. Eles fazem muita coisa com barro, madeira, joias, tudo feito a mão e com muita personalidade. Nós visitamos o Centre Artesanal de Menorca e é muito interessante para quem, assim como a gente, gosta de conhecer mais sobre a cultura do local e entender a história desses artesanatos.

Outro lugar que você precisa ir é no Cova d’en Xoroi. É um bar no meio de uma caverna, no alto de uma rocha. Confesso que os drinks não eram tão bons, mas vale a pena ir pela vista. Ah, caso você queira ter um panorama geral da cidade é só fazer um city tour de barco pelo Puerto de Mahon – eu e o Paulo achamos bem legal!

***

Como vocês já devem ter percebido só pelas dicas, tem muita coisa para fazer por lá. Eu e o Paulo gravamos vários vlogs para vocês conhecerem ainda mais sobre as ilhas e também montei o roteiro com os lugares que fomos em Mallorca e Menorca. É um ótimo destino para quem gosta de praia, né?