Ainda pouco conhecida pelos brasileiros, a ilha de Menorca é um dos melhores destinos para quem busca descanso e sossego nas férias. A ilha é a segunda maior do arquipélago das Baleares na Espanha e possui nada menos do que 216 quilômetros de costa. Quer mais? A região conta com praticamente 300 dias de sol no ano e é um verdadeiro paraíso para quem curte praias e paisagens deslumbrantes.

Apesar do sol, para quem quiser curtir mesmo as praias e o mar de Menorca, vale a pena reservar alguns dias entre junho e setembro. Maio e outubro ainda contam com dias quentes, mas são mais chuvosos e, se chegar uma frente fria, os seus planos podem ir por água abaixo.

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-1 

Infelizmente, eu e o Paulo não tivemos muito tempo livre para curtir as praias, mas sabemos que existem dezenas de lugares paradisíacos para conhecer por lá! Vale falar que a parte sul e norte da ilha possuem praias bem diferentes – a primeira conta com mais vegetação; a segunda é bem mais rochosa.

Para que vocês curtam muito o clima de Menorca e não repitam o nosso erro, nós listamos as melhores praias da região.

Cala Galdana

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-2

Essa foi a primeira praia que conhecemos na ilha e não é à toa que é uma das mais visitadas em Menorca. Além do mar bem calminho e da areia fofa, Galdana conta com vários quiosques com petiscos e bebidas deliciosas – é o lugar perfeito para passar o dia todo relaxando.

Lá você consegue alugar barcos para passeios, de 2 a 4 horas, e conhecer outras pequenas praias na região. Vale muito a pena tirar o dia para curtir Galdana e os arredores 😉

Playa de Cavalleria

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-3

Cavalleria fica ao norte de Menorca e tem como principal característica a areia avermelhada. Além da água ser bem quentinha nos meses de verão, se você olhar de cima (como nós) a praia tem formato de coração, é linda demais.

Cala Macarella e Cala Macarelleta

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-4

Foto – Praia de Macarelleta(Rex/Shutterstock)

Essas duas praias estão ligadas por uma trilha e, portanto, é bem legal reservar pelo menos uma tarde toda para conhecer a região – eu ficaria um dia inteirinho também, haha 😉 A água é praticamente transparente e a areia bem clarinha, a coisa mais linda.

A maneira mais fácil de chegar é de carro até a Cala Macarella e depois caminhar até Macarelleta. Para quem busca praias bem sossegadas não deixe de fazer a trilha, vale bastante a pena!

Cala Turqueta

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-5

Foto – Planedoo

A Turqueta fica bem pertinho da Macarella e Macarelleta. Do estacionamento até a praia é preciso caminhar uns 10 minutinhos, porque a praia é toda cercada por árvores e rochas. Caso esteja sem guarda-sol vale a pena chegar cedo e reservar um espaço embaixo de alguma árvore 🙂

Apesar de pequena, a praia é uma das mais populares da Espanha e costuma encher, viu?

Cala Mitjana e Cala Mitjaneta

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-6

Foto – Facturando la Maleta

As duas praias são bem tranquilas e não possuem nenhum tipo de comércio, por isso não esqueça de levar comida, água e saquinhos para colocar o lixo 😉 Você pode ir de uma para outra nadando ou andando por um caminho de terra/pedra.

Passeios de caiaque também são bem comuns nessas praias, porque a água é bem calminha e translúcida!

Playa Binigaus

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-7

Foto – Escapada Rural

Praticamente intacta e sem serviços, essa é uma das praias mais tranquilas de Menorca. Apesar de você precisar levar água e comida, porque não vendem nada por lá, a tranquilidade e o sossego desse lugar valem bastante a pena – além de clarinho, o mar é bem raso 😉

Cala Escorxada

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-8

Foto – CNTraveller

Entre penhascos e pinheiros, a praia de Escorxada é uma das mais bonitas do sul de Menorca. Por ter um acesso mais restrito, a praia possui pouquíssimos turistas e é ideal para descansar. É possível chegar até lá de barco (vindo de Cala Galdana) ou a pé em uma trilha de Sant Tomas que dura mais ou menos uma hora.

Cala Pregonda

melhores-praias-de-menorca-onde-ir-danielle-noce-9

Foto –  CNTraveller

Essa é a praia que você não pode deixar de conhecer no norte de Menorca. O acesso não é muito fácil, pois depois de estacionar o carro é preciso caminhar uns 20 minutinhos para conhecer esse lugar incrível. Além da água cristalina, lá você irá encontrar várias ilhotas no meio do mar.

Pregonda faz parte da Reserva Marinha de Menorca e por isso é um dos melhores locais da ilha para mergulhar com snorkel 😉